O presidente da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), destacou a divulgação da relação preliminar dos aprovados no concurso público da Casa, nesta quinta-feira (22-jan), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), realizadora do certame, como um marco histórico para o Parlamento Estadual após mais de 14 anos sem a realização de uma seleção pública.
Para Roberto Cidade, o concurso representa o cumprimento de um compromisso institucional com a modernização da Assembleia e com o fortalecimento do órgão legislador. Ele ressaltou que todo o processo foi conduzido com transparência, respeito à legislação e observância rigorosa dos princípios que regem a administração pública.
“Tenho absoluta convicção de que este concurso foi realizado com total transparência, respeito às leis e aos princípios que regem a administração pública. Há mais de 14 anos a Assembleia não realizava um concurso público, e hoje damos um passo histórico para fortalecer esta Casa. A chegada dos novos servidores simboliza um avanço importante para a Aleam, que passa a contar com profissionais capacitados e preparados para servir à população do Amazonas”, pontuou.
O presidente do Parlamento Estadual afirmou ainda que o certame reforça o compromisso da atual gestão com a responsabilidade administrativa e com a valorização do serviço público.
“A Assembleia é a Casa do Povo amazonense, e fortalecer seu quadro técnico é essencial para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à sociedade”, finalizou Cidade.
A lista preliminar dos aprovados pode ser conferida por este link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/aleam25 .
Concurso
O concurso, cujas provas objetivas foram realizadas no dia 14 de dezembro, ofereceu 100 vagas para provimento imediato, sendo 60 destinadas a cargos de nível superior e 40 para nível médio, além de 263 vagas para formação de cadastro de reserva.
O concurso público da Aleam 2025 as áreas de:
Analista de Controle; Assessor Jurídico; Procurador; Administrador; Analista de Redes e Comunicação de Dados; Analista de Sistemas; Assistente Social; Bibliotecário; Cientista Político; Contador; Designer Gráfico; Economista; Educador Físico; Engenheiro Civil; Engenheiro Eletricista; Enfermeiro; Fisioterapeuta; Historiador; Intérprete de Libras e Sinais; Jornalista; Médico (Ginecologista, Cardiologista, Urologista, Endocrinologista e Clínico Geral); Odontólogo; Pedagogo; Psicólogo; Programador; Redator; Assistente Técnico Administrativo; Cinegrafista; Produtor de Imagem; Editor; Fotógrafo; Técnico de Apoio ao Usuário de Computadores; Técnico em Produção Audiovisual; Técnico de Manutenção de Computadores; e Técnico de Rede.
Cronograma do concurso
- 8/12/2025 – Divulgação dos locais de prova
- 14/12/2025 – Prova objetiva e redação (cargos específicos)
- 16/12/2025 – Divulgação do gabarito preliminar
- 17 a 18/12/2025 – Recursos contra o gabarito preliminar
- 22/1/2026 – Gabarito definitivo e resultado preliminar da prova objetiva
- 23 a 26/1/2026 – Recursos contra o resultado preliminar
- 5/2/2026 – Resultado definitivo da prova objetiva e convocação para provas práticas e discursivas
- 1/3/2026 – Prova discursiva (cargos específicos)
