5 de outubro de 2025 | 05:23

Primeiro dia do Mutirão no Bairro teve ruas asfaltadas, construção de ponte e limpeza de igarapé, praças e feiras

O primeiro dia de serviços do programa Mutirão no Bairro, realizado ontem (27-mai), no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, alcançou 30 ruas, seis mil moradores e executou serviços de infraestrutura e limpeza em feiras e praças.

O balanço foi feito pela Prefeitura de Manaus, que continua hoje no bairro, levando serviços aos moradores.

Com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na coordenação do programa, o mutirão movimentou oito frentes de trabalho simultâneas.

Ponte no ‘Condomínio do Bodó’

Só em serviços de recapeamento e drenagem profunda, foram 15 ruas atendidas, com a atuação dos Distritos de Obras da própria Seminf e da Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), além da construção de uma nova ponte no “Condomínio do Bodó”, com 80 metros de extensão, já com metade da estrutura levantada no primeiro dia.

A Semulsp entrou com força total com mais de 315 agentes nas ruas, 12 caçambas, três vassouras mecânicas e um arsenal de equipamentos.

O resultado foi a retirada de 35 toneladas de resíduos, poda de 86 árvores, limpeza de igarapés e quase dois quilômetros de pintura de meio-fio, além de ações educativas com mais de 350 pessoas sensibilizadas.

Quadras de esporte e praças

A iluminação pública, coordenada pela Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), fiscalizou 18 ruas, com manutenção em quadras, campos de futebol e mais de 400 luminárias inspecionadas.

“Hoje, temos no Alvorada quase 20 mil pontos de LED. É padrão da Prefeitura de Manaus”, celebra o superintendente da UGPM Energia, Beto Dantas.

Feiras e vendedores ambulantes

No comércio informal e nas feiras, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) levantou demandas diretamente com feirantes e camelôs, tendo 30 solicitações atendidas na hora.

Nas feiras João Sena, Alvorada 1 e Alvorada 2, foram distribuídos dois mil panfletos. Lojistas também pediram faixas de pedestre para garantir segurança na área comercial.

O levantamento de dados para formalização de comerciantes segue via QR Code, mapeando rua por rua.

Vagas de emprego

No âmbito da empregabilidade, a Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus (Semtepi), por meio do Sine Manaus, atendeu 22 moradores, com três encaminhamentos para o mercado de trabalho e orientações sobre carteira digital.

Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), revitalizou a sinalização horizontal de 10 ruas, pintou oito faixas de pedestre e instalou 12 novas placas, com 38 veículos autuados na ação de fiscalização.

As principais intervenções ocorreram nas avenidas B e C e nas ruas Mayoruna, Cariri e Professora Isaura Barroncas.

Leia também outras matérias

Jovem entoa ponto de Umbanda ao ver pastor evangélico pregando

Redação Zero Hora AM

Mais de 20 mil aparelhos são bloqueados após envio de alertas

Redação Zero Hora AM

Vídeo – Homem ameaça pular de caixa d’água de escola se não ‘ganhar dr0gas’ de professores e policiais

Hugo Bronzere
Carregando....