28.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 12:33

Procissão Romaria das Águas sairá de Manaus rumo a Parintins

A Romaria das Águas, tradicional procissão fluvial criada em 2009 pelo artista Juarez Lima, chega à sua 16ª edição em 2025, consolidada como um dos momentos mais significativos da Festa de Nossa Senhora do Carmo. Com seu cortejo de embarcações que navegam pelas águas do rio Amazonas, o evento celebra a devoção à padroeira de Parintins, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre espiritualidade, cultura e sustentabilidade.

Neste ano, a Romaria será marcada pelo tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”. O tema está em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica e a Campanha da Fraternidade 2025, que abordam a ecologia integral, destacando a necessidade de preservar a Amazônia e reforçando o compromisso da comunidade com a fé e as tradições regionais.

Homenagem ao Idealizador

Em 2025, a Romaria das Águas também prestará uma homenagem a Juarez Lima, idealizador do evento, que transformou sua promessa pessoal em uma das mais belas manifestações religiosas do Amazonas. Agora, a missão de conduzir a tradição será assumida por seus filhos, Thyago Lima e Juarez Filho, garantindo que o legado da Romaria continue a emocionar os fiéis e a manter viva a devoção à Nossa Senhora do Carmo.

A cidade de Parintins será novamente iluminada por orações, promessas e um espetáculo de fé, com o rio Amazonas servindo de palco para esse importante momento religioso. A cada edição, a Romaria das Águas reafirma seu papel como um símbolo de fé e resistência cultural, não apenas para Parintins, mas para toda a região amazônica.

 

Leia também outras matérias

Em lançamento de projeto nacional, Inca destaca Manaus como uma das capitais com menor índice de fumantes do País

Redação Zero Hora AM

Postos de combustíveis terão que revelar ao consumidor o valor pago em impostos, garante projeto de deputado Pablo

Redação Zero Hora AM

Morre idoso atropelado por motorista de ônibus após discussão

Redação Zero Hora AM
Carregando....