A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu hoje (6-dez) o título de Cidadão do Amazonas ao doutor em Direito Civil e mestre em Direito, Juliano Ralo Monteiro. O homenageado é natural do Estado de São Paulo e possui vasto currículo em docência no ensino superior do Amazonas.
O profissional foi homenageado com a entrega da honraria na Casa Legislativa, de iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), e que visa reconhecer pessoas residentes no Estado que tenham prestado relevantes serviços em benefício da sociedade amazonense.
A cerimônia solene ocorreu no plenário Ruy Araújo e contou com a presença de amigos e familiares de Juliano, além do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor André Zogahib, que representou o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil).
Formado em Direito pelo Centro Universitário Unifieo, em 2004, no município de Osasco (SP), Juliano escolheu o Estado, dois anos mais tarde, para construir sua trajetória profissional no ensino superior.
Autor da propositura, Wilker destacou que os principais feitos do profissional na área educacional do Estado, ao longo desses 16 anos, justificam a entrega do título de Cidadão do Amazonas à Juliano.
“Acredito muito na educação como porta de salvação e pessoas como o nosso homenageado, com um currículo que dispensa comentários e com 16 anos de contribuição na educação do nosso Estado, são importantes para que nós possamos ter um horizonte melhor do que encontramos hoje”, afirmou Barreto.
Juliano agradeceu à indicação do deputado Wilker Barreto e à oportunidade de prestar serviços em prol da educação superior amazonense.
“Muito obrigado, Amazonas, por me adotar como filho desta terra e seu generoso povo. Sinto-me honrado, abençoado e profundamente emocionado em receber o título de Cidadão amazonense”, afirmou Juliano.
“Este é um momento inesquecível da minha trajetória pessoal e profissional. Quero agradecer também ao deputado Wilker Barreto pela iniciativa de propor meu nome para que eu recebesse essa homenagem”, agradeceu.
Histórico
Natural de São Paulo, Juliano Ralo Monteiro é formado em Direito pelo Centro Universitário Unifieo, em 2004, localizado no município de Osasco (SP).
É Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fieo (2006), e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2014) e em Gestão Educacional pelo Instituto Damásio de Direito – IBMEC (2019).
Atualmente, desenvolve suas atividades profissionais como Coordenador do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins; Professor adjunto C, nível 2 da faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas – Ufam onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia) e na Graduação; vice-coordenador do Programa de pós-graduação em Direito (Mestrado em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia); líder do grupo de pesquisa Direito Civil Contemporâneo na Amazônia pela FD-Ufam; professor adjunto da Faculdade Martha Falcão; membro da rede de Direito Civil Contemporâneo.