25.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 12:06

Professores não precisam pagar advogados para receber precatórios do Fundeb, explica dep. Dermilson Chagas

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) explicou hoje (3-ago), que os professores com direito a receber os precatórios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) não precisam pagar advogados para receber o benefício.

Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que o Poder Público foi condenado em processo judicial transitado em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de entrar com recurso no processo.

Os professores que têm direito a receber o benefício são aqueles que trabalharam nos anos 90, quando o fundo ainda se chamava Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O deputado disse que recebeu denúncias que existem advogados que informam erroneamente os professores sobre a necessidade de procuração para receber o benefício.

“Não existe a necessidade de pagar advogado”, afirma Dermilson

Para não restar nenhum tipo de dúvida de que não existe a necessidade de pagar advogados para receber o dinheiro do Fundeb, Dermilson sugeriu que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) divulgue, por meio de seus canais de comunicação, entre eles o site do órgão, as suas redes sociais e a assessoria de imprensa da Casa, de que tal exigência não é necessária.

Dermilson sugeriu também que o deputado Serafim Corrêa (PSB), que levou a pauta para discussão na Aleam, utilize suas redes sociais porque muitos dos seguidores são professores.

“Esse dinheiro tem a sua finalidade e está na lei, de forma bem clara, que não é para pagar honorários. Professor não precisa fazer procuração para advogado para receber o seu Fundeb e nem pagar honorários”, afirmou Dermilson.

“São pessoas que obtiveram esse direito, que ganharam na Justiça e que ainda não receberam. Então, hoje, vão fazer jus a esse recurso. Agora a manobra, esse jeitinho para ganhar dinheiro, está errada. Ganhar dinheiro sem trabalhar porque o processo já foi feito. O processo já está ganho. Isso é um absurdo”, acrescentou.

O Governo Federal já depositou na conta do Governo do Amazonas mais de R$ 97 milhões referentes ao antigo Fundef, atual Fundeb.

A Aleam precisa agora apenas votar uma lei que será encaminhada por mensagem governamental.

Veja o vídeo do deputado Dermilson Chagas.

Leia também outras matérias

Governo do Estado realiza Feirão do Amazonas Meu Lar para público interessado em financiar unidade habitacional com subsídio Estadual

Redação Zero Hora AM

Deputado Pablo vota a favor do retorno da gratuidade no despacho de bagagens em aviões

Redação Zero Hora AM

Amazonenses que viajaram a outros países trarão variante Ômicrom ao Estado

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo