24.3 C
Manaus
6 de julho de 2025 | 09:36

Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam forma seu centésimo doutor

O Programa de Pós-Graduação em Informática da UFAM (PPGI/UFAM), com 24 anos de existência e referência nacional e internacional em excelência, com nota 6, em escala até 7, referendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC, responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado chegou a marca histórica de formação de 100 doutores, pós-graduados pelo Programa pertencente a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ontem (17-fev), pela manhã, por meio de apresentação on-line, o aluno Hendrio Bragança, apresentou sua defesa de Tese de Doutorado com o tema “Estrutura unificada de série temporal para inteligência artificial explicável – Unified Time Series Framework for Explainable Artificial Intelligence”, tornando-se o 100º doutor do PPGI/Ufam.

Para o Coordenador em exercício do PPGI/Ufam, José Francisco de Magalhães Netto o dia é de festa para o Programa, fundado em 2001. “É um dia de festa para o PPGI/Ufam. Alcançamos hoje a marca de 100 teses de doutorado defendidas. Quando o programa foi fundado a meta era formar mestres e doutores de alto nível. Hoje eles estão espalhados pelo Brasil e pelo exterior trabalhando nas Indústrias de Softwares, atuando como pesquisadores em várias instituições, sendo professores em Universidades e Institutos e também criando empresas”, explicou o Coordenador.

O professor orientador da tese de Hendrio, Eduardo James Pereira Souto, destacou que o trabalho defendido representa um avanço significativo na área de Inteligência Artificial Explicável (XAI) e ainda falou sobre a honra de participar da formação do 100° formado pelo PPGI/Ufam.

“A formação do centésimo doutor simboliza não apenas o crescimento e a consolidação do nosso programa de pós-graduação, mas também o impacto que a pesquisa desenvolvida aqui tem na ciência e na sociedade. Cada defesa de tese representa anos de dedicação, desafios superados e contribuições científicas valiosas.

Vale destacar que boa parte dos professores do PPGI são do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam , que tem compromisso com a excelência acadêmica e está de portas abertas para estudantes de todo Brasil que queiram seguir a vida acadêmica e científica.” ressaltou o coordenador que também apontou a diversidade de alunos que passam pelo programa, muitos vindos de outros estados do Brasil, como é o caso do 100º doutor, Hendrio Bragança.

Após a defesa da Tese, Hendrio Luis de Souza Bragança, agora o 100° doutor formado pelo PPGI/Ufam, falou sobre o orgulho de se tornar doutor. “É um grande privilégio, porque eu estou a quase 10 anos no Icomp com projetos depois da minha graduação, acompanhei muitos dos formados de doutorados e de mestrados e agora eu acabo sendo o 100° doutor deste programa. Fico muito feliz de ter contribuído com o programa e em todo esse processo. O meu estudo pode ajudar a avançar um pouco em deixar modelos mais transparentes, mais confiáveis, de modo que possam ser utilizados em áreas que são críticas na sociedade, como saúde e a área criminal”, comentou o mais novo doutor.

Hendrio foi aprovado por unanimidade pela banca formada pelos Prof. Dr. Rodrigo de Melo Souza Veras – UFPI, Profa. Dra. Andrea Gomes Campos – UFOP, Profa. Dra. Natalia Castro Fernandes – UFF, Prof. Dr. Juan Gabriel Colonna – PPGI/UFAM.

Leia também outras matérias

Deputado Wilker Barreto consegue compromisso da Aleam para ajudar portadores de Esclerose Múltipla

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Manaus inaugura primeiro Skyglass público na varanda do mirante Lúcia Almeida

Redação Zero Hora AM

Morre aos 87 anos, Saul Benchimol, fundador das empresas Bemol e Fogás

Redação Zero Hora AM
Carregando....