27.3 C
Manaus
1 de maio de 2024 | 00:41

Projeto de Amom beneficia autistas, que terão identificação na Carteira de Identidade

Redação ZH – Em breve, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão ter na Carteira de Identidade a informação sobre a condição de autismo.

A medida beneficia crianças, adultos e idosos com TEA, que hoje são abrigados a andar com laudo médico para atestar a condição de autista e, desta forma, receber os benefícios aos quais têm direito.

O projeto de lei que coloca na Carteira de Identidade a condição de autista foi apresentado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que é o primeiro parlamentar brasileiro a tornar público a condição de autista.

Decisão nas mãos do autista

É importante destacar que a inclusão na Carteira de Identidade não é obrigatória, ou seja, cabe ao cidadão solicitar a inclusão no processo de confecção do documento.

Se aprovado, o documento de identidade será o único comprovante necessário para que a pessoa usufrua dos benefícios que dependem de sua condição.

A Carteira de Identidade com essa especificação é regulamentada em diversos Estados, porém Amom acredita que uma lei federal facilitará o acesso aos direitos para a população com deficiência, especialmente o autismo.

Menos burocracia

Para ter a identificação específica, o cidadão precisa apresentar os documentos que comprovem a condição de autista.

O novo mecanismo poderá organizará o acesso a mediadores para a educação especializada, pois dará mais clareza em relação à demanda para o serviço.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Leia também outras matérias

Galvão Bueno grava vídeo e tira onda após vexame da seleção argentina

Redação Zero Hora AM

Contratação direta de profissionais da Saúde pelo governo do AM está próxima de virar realidade

Redação Zero Hora AM

Prefeito de Manaus cancela festas de Réveillon na cidade

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo