A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promoveu hoje (13-jun) a audiência pública sobre o serviço prestado pela Amazonas Energia, empresa de distribuição de energia elétrica com concessão para todo Amazonas.
A solicitação para a realização do debate foi iniciativa do deputado Fausto Santos Jr (União-AM).
Logo em sua primeira fala, Fausto destacou que o objetivo da reunião era chegar a um entendimento para que o serviço de energia seja reestabelecido de acordo com os contratos firmados e com o direito do consumidor.
“Não estamos aqui para apedrejar nenhum CNPJ! Estamos aqui para resolver o problema da população. Para a população entender que ela tem voz”, afirmou Fausto.
“Como é de conhecimento público que esse é um tema de competência Federal, aproveitei a primeira oportunidade que eu tive para trazer essa situação para o âmbito da Comissão de Minas e Energia”, enfatizou o deputado.
Além de trazer exemplos de acontecimentos em municípios do Amazonas, os deputados estaduais representavam a Assembleia Legislativa do Amazonas, Mário César Filho e Sinésio Campos, lembraram de uma propaganda que foi retirada do ar, por decisão judicial, por ofender o consumidor amazonense.
A propaganda dizia “quem é contra o medidor da Amazonas Energia é a favor do crime“.
“Contas de luz estão certas”, diz presidente da AM Energia
O presidente da Amazonas Energia, Márcio Pereira Zimmermann, veio acompanhado de sua equipe técnica para responder às perguntas na Comissão.
Em relação aos medidores, Márcio tentou justificar o aumento desproporcional na conta de luz dos amazonenses após a instalação dos medidores aéreos.
Ele disse que com o SMC a medicação atual está correta, pois evita perdas de energia elétrica.
Para Fausto Santos Júnior, a discussão merece continuidade. O parlamentar afirmou que será necessária uma reunião com a Secretaria de Fazenda do Amazonas para tratar de tributação da energia elétrica.
Quem quiser acompanhar como foi a audiência, pode conferir no vídeo abaixo.