31.3 C
Manaus
20 de junho de 2025 | 18:53

Rio Preto da Eva adere à campanha Junho Violeta, de Conscientização e Combate à Violência Contra Idosos

Hoje, dia 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa. Para alertar a população sobre casos de violência envolvendo pessoas da terceira idade, foi realizado na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, o Manifesto Junho Violeta, uma ação da Prefeitura de Rio Preto da Eva.

A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Convivência do Idoso, CRAS, CREAS e Coordenação de Cultura, que criou uma vasta programação direcionada a esse público-alvo.

“Temos muitos problemas no município, de filhos, netos, que sacam o dinheiro dos idosos, que fazem empréstimo no nome deles. Isso é um tipo de violência, infelizmente muito comum, a gente precisa falar sobre o assunto”, afirmou Ana Reis, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso de Rio Preto da Eva.

“Os idosos precisam entender que eles estão tendo os seus direitos negligenciados, e essa programação foi voltada pra isso”, acrescentou.

Ao longo da manhã foram realizadas palestras com psicólogos e assistentes sociais da Rede de Proteção, encenação de peças teatrais, muita música e dança, tudo para acolher os idosos e informar de forma descontraída, sobre os direitos que são assegurados a eles.

Dona Telma, de 56 anos, se emocionou com a peça de teatro que retratava uma avó violentada física e financeiramente pela neta.

“Essa peça mexeu muito comigo, mexeu tanto que deu vontade de subir lá no palco e bater nessa neta. Eu já presenciei muitas vezes esse cenário de violência, minha avó, meus pais, então esse assunto sempre me deixa emocionada”, disse ela.

Atendimento às vítimas de violência

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Preto da Eva, Kézia Carneiro, explicou como é feito o atendimento às vítimas de violência.

“A gente conta com o apoio de toda a rede de proteção, de um vizinho, um agente comunitário, um presidente de comunidade,  que tenha identificado algum tipo de violência contra o idoso, que leve essa denúncia até o CRAS, CREAS, a assistência social do município, que a gente vai estar atendendo essas demandas, fazendo as visitas, e tomar as medidas cabíveis, caso se confirme a negligência”, frisou ela.

Durante o evento foram servidos lanches e sorteados brindes para os idosos. As ações do Junho Violeta vão continuar durante todo o decorrer do mês.

Atenção aos Idosos

Em Rio Preto da Eva atualmente são atendidos 298 idosos no Centro de Convivência da zona urbana, alguns são acamados e recebem visitas dos agentes em casa. Já na zona rural, estão cadastrados 130 idosos.

Eles participam de aulas de ginástica, atividades físicas, zumba, grupo de canto coral, bailes, brincadeiras e alguns estão até concluindo o ensino médio por meio do EJA, Educação de Jovens e Adultos. Uma piscina também está sendo construída para as aulas de hidroginástica.

Leia também outras matérias

Seduc pretende gastar mais de R$ 100 milhões com livros paradidático, denuncia dep. Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM

Seminário encerra as comemorações dos 73 anos do TCE-AM

Hugo Bronzere

Prefeitura de Manaus confirma datas para o pagamento do 13º e salário dos servidores municipais

Hugo Bronzere
Carregando....