Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas, está inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo.
Rio Preto da Eva, que é conhecido em todo Amazonas como a Terra da Laranja, cumpriu vários critérios rigorosos para ser incluído no Mapa do Turismo, que serve de guia para viajantes brasileiros e de várias partes do mundo.
O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. Objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos.
Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.
Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.