A seis dias do 1º Turno das Eleições 2024, o candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, deputado estadual Roberto Cidade, cresceu ainda mais e já aparece em empatado em um cenário de segundo turno com o atual prefeito David Almeida (Avante).
A informação é do Instituto Direto ao Ponto Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (30-set). Cidade avançou tanto nos cenários espontâneo e estimulado (quando os candidatos são apresentados pelo pesquisador).
De acordo com o instituto, em seu sétimo estudo eleitoral, Cidade obteve 22,6% das intenções de votos na amostragem estimulada. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) cresceu aproximadamente um ponto percentual, pois saiu dos 21,7% na amostragem realizada entre os dias 10 e 14 de setembro (AM-01274/2024) para os 22,6%.
Com a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, Roberto Cidade salta para 26,1%, encurtando a distância para David Almeida que pode declinar aos 30,9%.
Segundo turno
Ainda de acordo com a sondagem, Roberto Cidade já aparece empatado com o atual prefeito em um potencial confronto de 2º turno. Cidade tem 39,3% da preferência dos eleitores manauaras, podendo chegar a 42,8%. Já David, com a margem de erro para menos, soma 42,7%, perdendo o confronto.
Portanto, os candidatos a prefeito de Manaus seguem empatados tecnicamente na disputa final da campanha, conforme o instituto.
Espontâneo
Segundo o Direto Ponto Pesquisas, Roberto Cidade avançou no estudo espontâneo, quando o eleitor revela o voto sem ser apresentado dos candidatos. O líder da chapa “Manaus Merece Manaus” saiu de 14,3% (pesquisa anterior) para 16%.
Cidade abriu 5,2% a mais que o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que vem em terceiro lugar no cenário espontâneo, e 7,2% em cima do Capitão Alberto Neto (PL), que figura em quarto lugar.
Dados
Realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, a pesquisa entrevistou presencialmente 830 eleitores de Manaus, cobrindo as seis zonas eleitorais da capital.
Com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e um grau de confiança de 95,5%, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024.