A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), identificou que uma tubulação, parte de um sistema de drenagem, rompeu sob a avenida Autaz Mirim, no bairro São José Operário, na zona leste, formando uma cratera no meio da pista.
A secretaria de obras iniciou a intervenção emergencial de recuperação da rede de drenagem, no domingo (12-jan), e finalizou o serviço após cinco horas de trabalho ininterrupto, com a compactação do solo.
Um grupo de 30 trabalhadores participou da operação. Os antigos tubos foram substituídos por novas peças em concreto armado, que irão proporcionar a canalização adequada das águas pluviais e solucionar o problema no local.
As obras foram acompanhadas pelo prefeito em exercício e secretário de Obras Renato Junior.
“No sol ou na chuva, nossas equipes estão na rua para levar a solução e a pronta resposta que a população merece. Sabemos da importância desse corredor viário e estamos trabalhando no domingo para não impactar no trânsito desta segunda-feira, que é intenso”, assegurou.
Recuperação em tempo recorde
Com o auxílio de uma retroescavadeira, as equipes realizaram as escavações na área e identificaram o ponto exato do rompimento da rede de drenagem, que rompeu após as fortes chuvas de sábado, (11-jan).
O acúmulo de lixo descartado de maneira irregular foi arrastado pelas águas da chuva para dentro da galeria, o que provocou a obstrução e rompimento do equipamento.
Os tubos danificados foram substituídos por peças novas em concreto armado. O reaterro e limpeza da via foram executados e, após cinco horas de trabalho, a via foi liberada pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).