A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus. Até o momento, a secretaria já emitiu cerca de 1,7 mil novos RGs (Registro Geral). Entenda como funciona.
O Amazonas já começou as entregas das primeiras remessas da nova carteira, que foram solicitadas no mês de abril.
Segundo a SSP, quem fez o processo de emissão pode acompanhar o status da entrega no site da secretaria, www.ssp.am.gov.br, e comparecer a uma unidade do PAC, caso o documento já esteja pronto.
“As pessoas que foram às Unidades de Pronto Atendimento no dia 26 de abril já começaram a receber nesta remessa. Agora, no próprio site que a pessoa fez o agendamento, ela faz o acompanhamento de como está a confecção da sua identidade. O prazo é de dez dias, e o cidadão já consegue ver o dia que vai fazer a retirada, explicou o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, após o agendamento pela internet, a pessoa deve ir ao PAC.
”Essas impressões já foram feitas no Instituto e o restante já estará chegando nas mãos do cidadão na semana que vem. Lembrando que o agendamento é gratuito. Mas tem acontecido de muitas pessoas não comparecerem ao PAC, e tirarem a vaga de outras pessoas. Então a gente pede que você faça o agendamento e compareça ao local”, disse.
Como funciona
Em Manaus, as emissões podem ser feitas no PACs, que são gerenciados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Mas antes, é necessário que a pessoa faça um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br disponível no site da SSP-AM www.ssp.am.gov.br e da Polícia Civil do Amazonas www.policiacivil.am.gov.br.
“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas garante que não é necessário que o cidadão corra para fazer o agendamento do novo documento, isso porque os modelos antigos de Registros Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032”, enfatizou a SSP.