27.3 C
Manaus
9 de dezembro de 2022 | 02:10

São Gabriel da Cachoeira será a Capital Estadual dos Povos Indígenas, garante projeto de Tony Medeiros

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas o Projeto de Lei que transforma o município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) na Capital Estadual dos Povos Indígenas. O projeto é de autoria do deputado Tony Medeiros (PSD).

De acordo com Tony, com aproximadamente 47 mil habitantes, São Gabriel da Cachoeira possui população predominantemente indígena. Nove entre dez habitantes são índios. Além do idioma português, se falam oficialmente três línguas que são o Nheengatu, o Tucano e o Baníua.

São Gabriel da Cachoeira é o município com maior concentração de diferentes etnias indígenas do País. Ao todo são 23 etnias.

“São Gabriel tem um gigantesco potencial turístico. Precisamos transformar esse potencial em condições favoráveis de exploração sustentável. Pois assim, poderemos melhorar a qualidade de vida desses povos”, afirmou Tony Medeiros.

“Precisamos olhar para a realidade dos povos indígenas com um outro olhar. Acredito que é preciso rediscutir a educação desses nossos irmãos, pois só a educação é capaz de igualar as oportunidades e melhorar a vida desses povos”, disse o deputado.

Tony lembrou ainda que atualmente não vê nenhum indígena ocupando cargo relevante no País. Para ele essa situação se deve ao fato de que ao longo dos anos, a educação oferecida aos índios está equivocada.

“Sou contra, por exemplo, que professor para os índios, só pode ser indígena. Isso está errado. É por meio da educação que os povos indígenas terão as mesmas oportunidades, fazendo com que eles tenham uma vida melhor”, defendeu Tony Medeiros.

Leia também outras matérias

Junto com Bolsonaro, Delegado Pablo participa de motociata pelas ruas de Manaus

Redação Zero Hora AM

Escoteiros do Grupo Dom Bosco Manaus participam do Dia Mundial da Limpeza

Redação Zero Hora AM

“Se Wilson Lima receber medalha, terá que devolver quando for condenado”, afirma Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: