O vereador Sassá da Construção Civil (PT) recebeu em seu gabinete, na Câmara de Manaus, a visita de um grupo de cinco professores da rede municipal de ensino.
Os docentes solicitaram reunião com o Poder Legislativo para tratar sobre o pagamento de recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Conforme apontado pelos professores, eles estão em busca de transparência dos gastos públicos da prefeitura de Manaus. Além disso, solicitam a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o uso dos recursos do Fundeb.
“Estamos aqui para buscar mais apoio para entendemos o motivo do não pagamento do abono do FUNDEB. Também contamos com a assinatura do vereador Sassá para criar a CPI. Queremos uma explicação!”, comentaram os professores.
O vereador Sassá destacou a importância da transparência dos dados relativos aos investimentos na Educação municipal, e afirmou que o “Fundeb está previsto no artigo 212-A da Constituição Federal” e, em 2020, “foi regulamentado pela Lei Federal 14.113.”
“É crucial entendermos onde esse dinheiro foi aplicado, especialmente quando se trata de recursos destinados à Educação. A população da cidade de Manaus tem o direito de saber por que não houve a destinação adequada para o abono do Fundeb”, concluiu o vereador.