Hoje (02-out), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Sassá da Construção Civil (PT), através do requerimento 14608/2024, sugeriu à Presidência da Câmara a convocação da empresa Eco Manaus Ambiental, do Grupo Marquise Ambiental, para prestar esclarecimentos sobre os impactos sociais e ambientais sobre a construção de um aterro sanitário na cidade de Manaus.
O vereador aponta ser necessário que o povo e o parlamento obtenham os esclarecimentos sobre a adequabilidade ou não, do uso da área para instalação do aterro sanitário e a potencial atração de urubus pelo lixo, dado a proximidade com o aeroporto local, além do adequado afastamento de zonas residenciais.
“Com todo esse transtorno que o Estado está sofrendo com a grave estiagem, é importante esclarecer sobre os riscos potenciais do chorume ameaçar o lençol freático, se foi respeitada a distância de nascentes, igarapés, dos cursos de água, a fauna e a flora local”, pontua o vereador.
Ainda na sessão de hoje, o vereador Wallace Oliveira (sem partido), realizou pedido de vistas, argumentando que o mesmo carece de mais informações considerando as várias versões publicadas na imprensa e fornecidas pela empresa.
Deste modo, o pedido de vistas deverá ser apresentado nas próximas sessões da Câmara Municipal de Manaus.