29.4 C
Manaus
23 de abril de 2024 | 17:33

Secretário de Segurança do Amazonas é escolhido um dos melhores no comando da SSP/AM

Redação ZH – À frente de uma das mais importantes pastas do Governo do Amazonas, o coronel e atual secretário de Segurança Pública  do Estado, Marcus Vinícius Oliveira de Almeida é considerado por especialistas em Segurança Pública como um dos mais atuantes secretários que passaram pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Escolhido pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para comandar a secretaria, em agosto de 2023, logo após a exoneração do General Carlos Alberto Mansur, que ocupou o cargo por apenas dois anos, o coronel Vinícius vem apresentado, desde agosto de 2023 a fevereiro deste ano, números expressivos em apreensões de drogas, armas, munições e foragidos, em todo Estado.

Só em drogas, o número é maior que no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 2,6 toneladas, representando um aumento de 224% em apreensões em 2024.

Ano passado

Ao longo de todo o ano de 2023, a integração das Forças de Segurança resultou na retirada de mais de 28 toneladas de drogas das mãos das organizações criminosas.

O quantitativo, de acordo com levantamento realizado pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança (Ciesp), mostra que o Amazonas apreendeu mais entorpecentes que a soma das apreensões registradas de todos os demais Estados da Região Norte.

Investimentos

Além da valorização e qualificação dos profissionais de segurança, o atual secretário aposta na modernização e no reaparelhamento do sistema de segurança no Amazonas, que esse ano já somam o aporte de R$ 12,7 milhões em investimentos feitos pelo governador. 

Vinícius tem um currículo com vasta experiência na área de segurança
Vinícius Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas. É bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará; possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva; possui curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Já foi Comandante da 12ª CICOM; Comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª CICOM; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP, Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.

Foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e antes de ser nomeado titular da SSP-AM, o coronel Vinícius Almeida era o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Leia também outras matérias

Foi comprar pão para os filhos e morreu com tiro no peito, na zona oeste de Manaus

Redação Zero Hora AM

TCE-AM reprova contas e aplica multa ao ex-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Iranduba

Redação Zero Hora AM

Corpo de Amazonino Mendes chega a Manaus na quinta e será cremado no sábado

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo