25.3 C
Manaus
25 de abril de 2024 | 04:33

‘Sefaz em ação’ levará capacitação para 18 municípios amazonenses

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) inicia no mês de março, pelo município de Tabatinga, o projeto “Sefaz em ação”.

Em quatro dias, no período de 6 a 9 de março, a equipe da secretaria se deslocará ao município para realizar palestras gratuitas à população local e promover a capacitação dos servidores e colaboradores lotados nas agências e postos fiscais.

O projeto foi formatado tendo por base manifestações que chegaram até a Secretaria por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria Fazendária (OUVFAZ).

“Há cerca 18 meses foi instituída a Ouvidoria com o intuito de oferecer para a sociedade meios mais eficientes de registrar reclamações, sugestões, elogios aos setores, funcionários e serviços fazendários ou pedidos de esclarecimento”, relatou Ellen Costa, chefe da Ouvidoria da Sefaz-AM.

“Ao longo desse período, identificamos os principais pontos de dúvidas dos moradores do interior do Amazonas, e elaborou-se um cronograma de ações para auxiliar na qualificação dessas pessoas”, acrescentou.

O secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, destacou que o projeto inicia por Tabatinga e que se estenderá por mais 17 municípios para disseminar o conhecimento com foco no combate à sonegação e na regularização.

Lista de municípios

“Em março, o projeto ‘Sefaz em ação’ estará em Tabatinga. Posteriormente, em datas que serão divulgadas com antecedência, chegará a Boca do Acre, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins, Maués, Manicoré, Itacoatiara, Apuí, Carauari, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Novo Aripuanã”, explicou Alex Del Giglio.

“O fisco atuará, principalmente, no aspecto educacional. O Governo do Estado pretende instruir o cidadão para que a sociedade não sofra com as ações irregulares”, destacou.

Capacitação e seminário

No município de Tabatinga, na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, a equipe da Sefaz, composta por servidores do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e da OUVFAZ irão capacitar os funcionários da Secretaria de Fazenda que atuam nas agências e postos fiscais.

Está prevista a realização de um seminário com palestras para contadores, empresários e estudantes. Entre os temas abordados se destacam a Educação Fiscal e Cidadania, o Empreendedorismo e Campanha da Nota Fiscal Amazonense (NFA).

“A função institucional dos impostos será enfatizada a fim de que a população entenda o objetivo desse pagamento. O fornecimento de serviços públicos em quantidade e em qualidade depende da arrecadação”, assinala o auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio, coordenador do NEF e da NFA.

Augusto Bernardo destaca que, no Amazonas, os contribuintes que solicitam a nota fiscal eletrônica com CPF podem receber prêmios.

“Mais de 490 mil pessoas cadastraram o CPF para participar da NFA e concorrer a prêmios. Embora as empresas dos 62 municípios do estado estejam aptas a participar da campanha, muitos são os moradores que não concorrem por desconhecimento. Iremos esclarecer essas questões para os habitantes destas localidades”, frisou.

Empreendedores

A Sefaz aponta que, por desconhecimento da legislação tributária e das regras de desembaraço de mercadorias, muitas empresas do interior do estado ficam com restrições que impactam negativamente nas atividades comerciais.

O mesmo ocorre com microempreendedores e profissionais autônomos, que às vezes não fecham negócios porque não sabem como legalizar as operações de venda.

O chefe da Gard, Joel Brito, esclarece que a Secretaria pretende equacionar a questão por meio da capacitação intensiva não só em Tabatinga, mas também em Benjamin Constant.

“Nesta visita à área da tríplice fronteira, que é de difícil acesso, iremos aproveitar a oportunidade para instruir artesãos e produtores rurais sobre a emissão de nota fiscal eletrônica avulsa, formalização de empresas, regularização de pendências e empreendedorismo. Os participantes poderão tirar todas as dúvidas sem custo algum”, enfatizou Joel.

Leia também outras matérias

Polícia encerra buscas de possíveis restos mortais do escoteiro desaparecido há 38 anos

Redação Zero Hora AM

Mundo Encantado do Natal: programação inicia com parada natalina, no Largo de São Sebastião, no domingo (03)

Redação Zero Hora AM

Sistema do PIX irá passar por mudanças; entenda

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo