25.6 C
Manaus
19 de maio de 2025 | 21:37

Segundo núcleo de operações da Guarda Municipal é inaugurado por David Almeida

Foi entregue hoje (19-mai), pelo prefeito David Almeida, o segundo Núcleo Operacional da Guarda Municipal, localizado na avenida Ramos Ferreira, bairro da Aparecida, zona Sul da capital.

A nova base consolida a estratégia de descentralização da segurança pública municipal, garantindo presença ostensiva 24 horas por dia e reforçando o compromisso da prefeitura com a proteção do cidadão e o fortalecimento da Guarda.

“Entregamos mais do que um prédio. Com boas viaturas, armamentos modernos e um ambiente de trabalho digno, nossos guardas têm hoje condições reais de atuar na segurança pública, algo que, até 2021, sequer era cogitado”, destacou Almeida.

O novo núcleo faz parte de um plano que prevê a criação de seis unidades operacionais até 2026, com três delas já previstas para entrega até o fim de 2025: Zona Leste (em julho), e Zona Norte próximo ao Terminal 4.

Núcleos operacionais em toda cidade

A meta é garantir a presença da Guarda Municipal em todas as zonas da cidade, operando com rondas comunitárias, patrulhamento preventivo e proteção a equipamentos públicos.

A base inaugurada hoje já conta com monitoramento por câmeras integrado ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC), botão de pânico em testes e Leitura Automatizada de Placas (LPR) para identificação de veículos roubados e furtados.

“Não se faz segurança pública hoje sem tecnologia. Por isso, estamos investindo pesado em equipamentos e integração entre as forças”, reforçou David Almeida.

O trabalho da Guarda também inclui rondas escolares, patrulhamento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ações nos terminais de transporte coletivo, uma das prioridades da gestão.

“A presença dos nossos agentes nas ruas tem efeito direto na redução dos crimes. A farda e a viatura são dissuasores naturais da criminalidade”, afirmou o prefeito.

Compromisso com Manaus

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, a entrega do novo núcleo reafirma o cumprimento de metas assumidas desde o primeiro dia da gestão.

“Uma das ordens do prefeito desde a promessa de campanha dele era que fossem criados seis núcleos ao longo dos quatro anos. Esse já é o segundo deste ano. O primeiro foi na Ponta Negra, este agora na Ramos Ferreira, e o terceiro será na Zona Leste, já no próximo mês — o maior de todos”, afirmou.

O planejamento da Prefeitura projeta mil novos agentes até 2027, consolidando a Guarda Municipal como uma força auxiliar essencial na segurança pública da capital.

“Estamos cumprindo com o que prometemos à população. Estamos trabalhando para que Manaus esteja mais protegida e mais preparada para enfrentar os desafios da segurança urbana”, concluiu David Almeida.

Ampliação da força; qualificação contínua

Desde o início do processo de reestruturação, iniciado em 2022, a Guarda Municipal passou de 50 para mais de 250 agentes armados.

A meta é atingir 1.500 servidores até 2027 e implantar, até o final da gestão, um programa de videomonitoramento dos equipamentos públicos municipais, o ‘Smart Manaus’, que é um sistema que tem um rígido protocolo de utilização de dados e reconhecimento por biometria facial.

A prefeitura também promoveu capacitações, como o recente treinamento sobre abordagem a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de realizar concurso interno para ampliar a ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, tropa de elite da corporação, de 19 para 69 agentes, com novas viaturas e atuação em todas as bases.

Leia também outras matérias

Moradores da zona leste precisam de complexo poliesportivo, propõe Sassá ao governo do AM

Hugo Bronzere

Duhigó é a primeira indígena da história do Amazonas na Bienal de Veneza, na Itália

Redação Zero Hora AM

Após crise respiratória, Papa Francisco recebe transfusão de sangue

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com