31.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 18:43

Sem manutenção, geradores do hospital Adriano Jorge queimam e deixam pacientes sem cirurgia

Geradores de energia sucateados do hospital público Adriano Jorge (FHAJ)  na zona sul de Manaus, não aguentaram a oscilação de energia na última terça-feira (02-nov) e queimaram durante a chuva que caiu sobre a cidade.

Por causa da falha, 13 cirurgias marcadas para ontem (quarta-feira – 03) foram canceladas.

Os geradores são projetados para suportar oscilações na rede elétrica, mas devido ao grande tempo de uso e à falta de manutenção, as máquinas queimaram.

O cancelamento das cirurgias foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), que culpou a empresa Amazonas Energia pela oscilação na rede elétrica.

O portal Zero Hora AM conversou com pacientes e funcionários do hospital, que disseram que não é a primeira vez que cirurgias são canceladas por causa de problemas na rede elétrica.

Nossa reportagem conversou com o funcionário Carlos Santos* (nome fictício), que pediu para não ser identificado. Ele disse que os geradores do hospital possuem mais de dez anos e não recebem a manutenção adequada.

A falta de cuidado com as máquinas, segundo o funcionário, ocorre por causa da falta de recursos liberados pelo governo do Estado. “Os problemas se acumulam e sempre dizem que não há dinheiro para o concerto ou troca dos equipamentos queimados”, denunciou o funcionário.

O portal Zero Hora AM entrou em contato com a direção do hospital Adriano Jorge para comentar as denuncias, porém até agora não tivemos resposta.

Leia também outras matérias

Aulas da rede municipal de Manaus recomeçam hoje, porém de modo virtual

Redação Zero Hora AM

Obras da primeira estação meteorológica de Manaus são vistoriadas por David Almeida

Hugo Bronzere

CPI da Covid: Wilson Lima entra na lista de indiciados, acusado de favorecer mortes no AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....