30.3 C
Manaus
27 de fevereiro de 2024 | 15:44

Senador Eduardo vai à Justiça contra Amazonas Energia pedindo suspensão da instalação de novo sistema de medição do consumo

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) ingressou, nesta quinta-feira (20/01), com ações na Justiça Federal e na Justiça estadual contra a Amazonas Energia pedindo a imediata suspensão da instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), que substitui o serviço de leitura e medição manual do consumo de energia elétrica em Manaus.

Veja vídeo do senador Eduardo Braga: https://www.instagram.com/tv/CY9Py3gsA1d/?utm_medium=copy_link

Em vídeo publicado nas suas redes sociais, ao lado de seus advogados Eduardo Karam e Gina Moraes, o parlamentar afirma que a medida da companhia é “absolutamente ilegal e criminosa” contra o povo do Amazonas. Braga defendeu o direito do consumidor de auferir/medir o seu próprio consumo de energia elétrica diretamente no contador instalado em sua residência.

Nas ações, o senador Eduardo pede que os serviços de instalação do novo sistema sejam suspensos imediatamente em toda a cidade, além da retirada dos equipamentos implantados e em funcionamento nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Nova Cidade, Parque Dez, Riacho Doce e da União, conforme nota da companhia.

Denúncia será levada também aos órgãos federais

Eduardo Braga disse que também vai denunciar o caso a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao Ministério de Minas e Energia. Aos dois órgãos federais, o parlamentar pede que, antes de qualquer medida semelhante por parte da Amazonas Energia, sejam adotadas campanhas de esclarecimentos para toda a população.

“Essas ações são para fazer justiça ao povo do Amazonas e aos usuários do sistema elétrico, porque esse é um direito do consumidor, e dever de quem detém concessão pública federal, no caso a companhia”, afirmou o senador Eduardo, que votou contra a privatização da Amazonas Energia no Senado Federal.

Leia também outras matérias

No Dia Mundial da Língua de Sinais, dep. Wilker Barreto destaca luta em defesa da comunidade surda

Redação Zero Hora AM

Bolsonaro pede que manifestantes desobstruam as rodovias

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima acompanha etapa final para contratação direta de mais de 1,7 mil enfermeiros

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo