28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 09:04

Senadores Eduardo Braga, Omar e Plínio Valério unidos contra projeto que “tira forças” da Suframa

Os senadores Eduardo Braga (MDB/AM), Omar Aziz (PSD/AM) e Plínio Valério (PSDB/AM) uniram forças em defesa das competências da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e das atribuições constitucionais do modelo de desenvolvimento regional.

A ZFM mobiliza mais de 500 mil trabalhadores, em postos diretos e indiretos, e faturou R$ 337 bilhões nos dois últimos anos.

Os três assinam um requerimento encaminhado à Mesa Diretora do Senado para que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 41/2019 seja submetido à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) antes de seguir ao Plenário da Casa.

Apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP/SC), a matéria determina a avaliação periódica de todo benefício tributário, financeiro, creditício ou fiscal concedido pelo poder público.

No entendimento dos parlamentares, a proposta do senador catarinense compromete a atuação da Suframa, pois compete a ela a concessão e a renovação dos incentivos, com a definição das metas a serem alcançadas, do modelo de desenvolvimento regional.

Senador Eduardo Braga (PMDB-AM) discursa à tribuna do plenário do Senado durante Sessão deliberativa ordinária.
O senador comemora a aprovação pela Câmara dos Deputados de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais 50 anos os incentivos fiscais concedidos às indústrias da Zona Franca de Manaus. O texto precisa ser aprovado outra vez pelos deputados para depois ir à votação no Senado Federal. E o senador espera que isso ocorra o mais rapidamente possível.

“Esse projeto trata desiguais de forma igual. Quando se refere a benefício fiscal para empresa, a proposta está correta. Quando o benefício é para produto, a exemplo da Zona Franca de Manaus, o projeto corre o risco de criar distorções”, disse Eduardo.

Ele lembrou que o modelo tem amparo constitucional e concede vantagens comparativas por meio de Processos Produtivos Básicos (PPBs) – série de procedimentos definidos para a fabricação de determinados produtos.

“Uma coisa é dar incentivo fiscal ao setor automobilístico. No Amazonas não é assim que funciona. Cada produto obedece a um PPB“, afirmou.

De acordo com o senador, não há qualquer tentativa para impedir que os resultados apresentados pela ZFM sejam analisados. “Não podemos ser avaliados de forma incorreta. E é isso que pode acontecer”, observou ele.

Leia o documento apresentado pelos três senadores.

Doc-SF234813557004-Entrega (1)

Reunião na CCJ do Senado

Na manhã desta quarta, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eduardo, Omar e Plínio solicitaram a inclusão de uma emenda ao projeto de Amin para que fossem respeitadas as excepcionalidades da Suframa e da ZFM.

O pedido foi negado pelo relator da proposta no colegiado, Oriovisto Guimarães (Podemos/PR). Em seguida, ela foi aprovada e encaminhada ao Plenário da Casa.

Para os parlamentares do Amazonas, a matéria necessitaria passar ainda pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), onde seria analisado detalhadamente o desempenho do modelo ZFM – por isso apresentaram requerimento à Mesa Diretora do Senado.

“Esperamos que seja possível esclarecer tudo, com absoluta transparência”, declarou Eduardo.

Leia também outras matérias

Carlos Alberto de Nóbrega passa mal após morte de Batoré

Redação Zero Hora AM

Governo Federal culpa os índios pela falta de investimentos na Amazônia, critica Serafim

Redação Zero Hora AM

Comunidade da Sharp recebe caminhada de Eduardo Braga, que anuncia obras do Prosamim

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo