32.3 C
Manaus
22 de maio de 2024 | 16:15

Silas se encontra com Bolsonaro e trata sobre redução do IPI e demandas para o AM

O presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu, nesta segunda-feira (07), o deputado Federal Silas Câmara (Republicanos/AM), o parlamentar é o primeiro político amazonense a expor ao presidente a situação que pode trazer prejuízos a ZFM. Durante o encontro Silas relatou a preocupação do anuncio, feito pelo Ministério da Economia, que reduz em até 25% o Imposto dobre Produtos Industrializados (IPI) na chamada “linha branca”, que são refrigeradores, freezers, máquinas de lavar e secadoras, muitos desses produtos são fabricados na Zona Franca de Manaus. Segundo Silas a perda de competitividade no estado pode fazer muitas empresas preferirem se transferir para outras regiões do Brasil, onde a logística de trabalho é mais barata.

O decreto pode impactar diretamente nas empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus, Silas disse ao presidente que o decreto pode ser um grande prejuízo para o atual modelo econômico, na capital e nos municípios. O deputado argumentou os impactos que o decreto pode causar a ZFM, entre eles a evasão de empresas e a perda de milhares de postos de trabalho. O presidente comunicou ao deputado que na amanhã quarta-feira (09) irá receber o governador do Estado e uma comissão de técnicos, para juntos buscarem uma solução para o impasse.

Municípios

O Parlamentar também levou ao presidente sua preocupação com os municípios do Amazonas. “Da forma como está o decreto, os municípios brasileiros e amazonenses perderão cerca de R$ 5 bilhões” advertiu Silas.

Regularização Fundiária

No próximo dia 18 de março o presidente Bolsonaro virá ao município de Apui no sul do Amazonas, desta vez para realizar, ao lado de Silas, a entrega de títulos de regularização fundiária aos agricultores dos municípios: Apui; Manicoré; Humaitá; Lábrea; Borba; Boca do Acre; Novo Aripuanã e Pauini. Silas destaca que a regularização fundiária no sul do Amazonas foi fruto de seu trabalho na Câmara Federal.

Potássio

Outro assunto abordado com o presidente foi a produção de Potássio no município de Autazes, o município foi reconhecido por ter potencial para ajudar a suprir a necessidade do Brasil em produção de fertilizantes, Silas pediu ao presidente que o município faça parte de em um plano nacional, do Ministério da Agricultura, que tem a intenção de tornar país menos dependente dos fertilizantes produzidos em outros países.

Leia também outras matérias

Operação da PF em Manaus mira esquema de lavagem de dinheiro

Redação Zero Hora AM

Serviços essenciais não foram afetados pelo apagão, e atendimentos nos PACs e Detran serão reagendados, informa Governo do AM

Redação Zero Hora AM

Careiro-Castanho (AM) ganha nova sede da Colônia de Pescadores

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo