O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) prepara o lançamento do projeto Selo de Jornalismo Profissional, em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil-seção Amazonas, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arquidiocese Metropolitana de Manaus e a Comissão de Ética da entidade.
O lançamento acontece quinta-feira (07-abr), no salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1058 – Centro Histórico).
“O processo de construção do Selo teve início há vários anos e, sem dúvida, o apoio dado por nossos parceiros foi determinante para que pudéssemos melhorar a proposta inicial”, afirma o presidente do SJP/AM, jornalista Wilson Reis.
A proposta do Selo de Jornalismo Profissional é estabelecer uma ferramenta de combate às fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias, em bases éticas, com qualidade e de interesse público.
Neste 7 de abril, quando se comemora o Dia do Jornalista, o selo se apresenta como resultado da elaboração coletiva realizada pela direção da entidade sindical e da categoria, apresentado e discutido no mês de março passado com representantes de blogs, sites, portais e outras empresas de comunicação sediadas no Amazonas.