36.3 C
Manaus
10 de setembro de 2025 | 13:21

STF julga que Guarda Municipal não tem poder de polícia

Por não fazer parte das forças de Segurança Pública listadas na Constituição, a Guarda Municipal não pode exercer o mesmo papel das polícias Civil e Militar dos Estados, limitando sua atuação à proteção de bens, serviços e instalações das cidades.

O entendimento é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual apenas em situações excepcionais um guarda municipal pode abordar pessoas e fazer buscas pessoais, ou seja, nos casos em que as ações se mostrarem diretamente relacionadas à finalidade da corporação.

A Sexta Turma julgou um caso em que as provas colhidas durante uma busca pessoal feita por guardas municipais, num patrulhamento de rotina, foram consideradas ilícitas. Por conta disso, a condenação do réu por tráfico de drogas foi anulada.

Segundo o relator do caso, ministro Rogerio Schietti Cruz, a proposta de atuação dos guardas municipais vem sendo modificada nos últimos tempos, a partir do crescente interesse em armar os agentes a exemplo de Manaus.

O magistrado lembrou, no entanto, que a Constituição excluiu propositalmente a Guarda Municipal do rol dos órgãos da Segurança Pública, estabelecendo limites para suas atribuições.

Ainda de acordo com Cruz, as polícias Civil e Militar estão sujeitas a um rígido controle correcional externo do Ministério Público e do Poder Judiciário, mas as Guardas Municipais respondem apenas administrativamente aos prefeitos e às suas corregedorias internas.

Para o ministro, a Guarda Municipal pode até abordar pessoas e fazer buscas pessoais em casos excepcionais, desde que isso esteja relacionado à sua finalidade, que é tutelar o patrimônio do município. Mas isso não pode ser permissão para ações ostensivas ou investigativas típicas das polícias.

Leia também outras matérias

Simpósio na UEA: vereador Kennedy Marques apresenta ideias para o bem estar animal em Manaus

Redação Zero Hora AM

Em Itacoatiara, Eduardo Braga ganha apoio do prefeito Mário Abrahim e acelera campanha rumo ao 2º turno

Redação Zero Hora AM

Projeto que obriga a oferta de assentos adaptados para alunos obesos avança na CMM

Redação Zero Hora AM
Carregando....