30.3 C
Manaus
6 de dezembro de 2022 | 19:37

Streaming supera audiência de SBT, Record e Band, e ameaça liderança da Globo

Em 2020, o serviço de streaming virou o entretenimento mais consumido pelos brasileiros, impulsionado pelo isolamento social. Ano passado marcou a consolidação da plataforma como um dos principais meios de entretenimento no Brasil.

Os serviços on-line superaram a audiência dos principais canais da TV aberta, como Record, SBT, RedeTV! e Band, e de todos os canais de TV por assinatura. O crescimento, inclusive, ameaça a liderança da Globo.

Dados do Painel Nacional de Televisão (PNT) confirmam que o streaming é atualmente o único meio de entretenimento em crescimento no País.

De janeiro de 2020 a novembro de 2021, o salto foi de 27% – passando de 5,9 pontos para 7,5 pontos na média-dia (das 7h à 0h).

O PNT representa o Ibope das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil. Os dados, os únicos disponíveis, não são completos, pois refletem apenas o consumo de streaming (Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney+ e outros) feitos a partir de televisores – o uso de celulares e computadores não é avaliado.

De janeiro a novembro de 2021, o streaming superou a Record (5,9 pontos), a soma da TV paga (5,3 pontos) e o SBT (4,4 pontos).

A Globo registrou 14,4 pontos na média diária durante o período – em 2020, a média da emissora carioca era de 15,4, uma queda de 6,49%. Em dezembro, a emissora teve média de 12,6%.

Maratonando

No horário nobre, das 18h à meia-noite, o streaming segue forte: as plataformas on-line registraram aumento de 7,4 pontos (janeiro/novembro de 2020) para 9,3 pontos (janeiro/novembro de 2021) de audiência.

No mesmo período e na mesma faixa de horário, a Globo caiu 6,49%, saindo de 23,1 pontos para 21,6 pontos. A TV paga caiu de 9 pontos para 7,5 pontos – tombo de 16,6%.

Futuro promissor

Com audiência em alta e vendo os concorrentes analógicos em queda, o streaming investe pesado na produção de conteúdo.

Levantamento da consultoria Ampere Analysis mostra que a Netflix – líder do segmento no Brasil e no mundo – tem agendado o lançamento de 20 títulos originais somente para os primeiros três meses de 2022.

Outros players do mercado, como Amazon Prime Video e HBO Max, já anunciaram produções com potencial gigantesco de audiência, como a série de Senhor dos Anéis e House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones.

Leia também outras matérias

Delegado Pablo aprova projeto que concede porte de arma para policiais penais

Redação Zero Hora AM

Bolsonaro será indiciado “por vários crimes”, afirma Renan Calheiros

Redação Zero Hora AM

Delegado Pablo explica quais municípios do AM vão ganhar reforço na Segurança Pública de fronteira

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: