25.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 12:16

TCE-AM alinha detalhes para início das fiscalizações por teleauditoria

A partir de 16 de maio, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) inicia o programa de fiscalizações por teleauditoria, como parte do Sistema de Fiscalização à Distância (SFD).

A nova abordagem permitirá mais eficiência na realização de auditorias e acompanhamento dos órgãos públicos municipais, reduzindo a necessidade de deslocamentos até os municípios.

Em um esforço para preparar as administrações municipais para essa mudança, técnicos do TCE-AM visitaram o município de Urucará para uma reunião de instrução.

A ação teve a participação de representantes de todas as unidades gestoras do município, incluindo prefeitura, câmara e órgãos da administração indireta.

Na reunião, foram apresentadas as ferramentas e métodos que serão utilizados na execução das teleauditorias.

Agilidade na comunicação

O Sistema de Fiscalização à Distância permitirá uma comunicação mais ágil entre os auditores e os jurisdicionados.

A transmissão e recepção de arquivos será feita por meio de ferramentas específicas, como o Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), sistema oficial do TCE-AM para troca de informações entre auditores e unidades gestoras.

Além do DEC, o Google Meet também será utilizado para videoconferências e outros encontros virtuais, tornando a comunicação mais dinâmica.

O Google Drive, em casos específicos, também poderá ser empregado para compartilhamento de documentos.

Conforme Stanley Scherrer, secretário de Controle Externo do TCE-AM, a primeira reunião em Urucará serviu para esclarecer dúvidas e apresentar o novo sistema aos gestores locais. Segundo ele, o evento marca o início de uma série de instruções que serão realizadas em outros municípios.

No total, o TCE-AM planeja conduzir reuniões e simulações em 18 municípios, como preparação para o início das teleauditorias.

 

Leia também outras matérias

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido às chuvas fortes

Redação Zero Hora AM

Polícia Civil vai investigar vereador por fala em que sugere que autismo se cura ‘na peia’ e ‘na chibata’

Redação Zero Hora AM

Motorista que atropelar animais será obrigado a socorrê-los, garante projeto aprovado do vereador Kennedy Marques

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo