1 de setembro de 2025 | 19:45

TCE-AM aplica multa a gestor do SAAE de Iranduba por irregularidades em prestação de contas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgou irregulares as contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iranduba, referentes ao exercício de 2023, e aplicou multa de R$ 13,6 mil ao então diretor-presidente Paulo Denilson Nunes de Queiroz.

A decisão foi proferida hoje (1º-set), na 25ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TCE-AM no YouTube e pelo Facebook.

O julgamento apontou falhas consideradas graves na gestão do órgão, incluindo contratações sem concurso público, prorrogação indevida de contratos de serviços de advocacia e contabilidade, além da falta de controle de bens de consumo.

Irregularidades na transparência e na condução de processos de licitação também foram destacadas no voto do relator, conselheiro Luis Fabian Barbosa, que acompanhou as análises técnicas da Secretaria de Controle Externo (Secex) e o parecer do Ministério Público de Contas (MPC).

Além da multa, o TCE-AM determinou que a atual administração do SAAE regularize a inscrição de devedores na dívida ativa, encaminhe projeto de lei para criação de cargos efetivos e implemente melhorias no Portal da Transparência, com foco em acessibilidade e atualização das informações.

O órgão também foi orientado a aprimorar os critérios técnicos na contratação de softwares e serviços de tecnologia da informação.

Com a decisão, o gestor terá 30 dias para efetuar o pagamento da multa ou recorrer da decisão do Tribunal Pleno.

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins convocou a próxima sessão para o dia 9 de setembro, no horário regimental, a partir das 10h.

Leia também outras matérias

MP-AM vai acompanhar licitação para compra de ônibus elétricos pela Prefeitura de Manaus

Redação Zero Hora AM

Em troca de sexo, professora dá sanduíche do McDonalds para aluno no estacionamento do colégio

Redação Zero Hora AM

Sindicato da Polícia Civil do AM convoca Assembleia para decidir sobre indicativo de greve

Redação Zero Hora AM
Carregando....