15 de janeiro de 2026 | 07:35

TCE-AM cria cápsula do tempo para comemorar centenário da Corte, em 2050

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) garantiu um registro histórico para as futuras gerações ao instalar uma cápsula do tempo em seu terreno. O objeto será aberto dia 14 de outubro de 2050, quando o Tribunal completar 100 anos.

O cilindro metálico, com 15 cm de diâmetro e 70 cm de altura, foi colocado no local durante as celebrações de 61 anos do TCE, em 2011, e contém uma série de itens representativos do período e também da história do tribunal, incluindo documentos técnicos, relatórios de auditoria, jornais locais da época e uma carta direcionada ao conselheiro-presidente que estiver à frente do TCE-AM no ano do centenário.

Para a presidente do Tribunal, conselheira Yara Amazônia Lins, a iniciativa é um marco que simboliza o compromisso contínuo da Corte com a excelência e a transparência nos serviços públicos.

“É uma maneira irreverente de celebrar a passagem dos anos no Tribunal e alcançar o feito de 100 anos de história. Até lá, muita coisa terá mudado, como já mudou até aqui com o aperfeiçoamento constante dos nossos serviços”, destacou a conselheira.

Conteúdo da capsula

A cápsula do tempo contém documentos internos produzidos pela equipe técnica durante o biênio 2010-2011, entre os quais se destacam os relatórios da Auditoria Ambiental, tema que passou a ter maior relevância nas atividades da corte a partir daquele período.

Além disso, contém ainda exemplares de edições do dia 14 de janeiro de 2011 de alguns jornais de Manaus, como A Crítica, Amazonas Em Tempo, Diário do Amazonas e Jornal do Commercio.

Durante o evento de instalação, o então presidente Júlio Pinheiro fez um breve histórico e reforçou a importância do Tribunal para a sociedade amazonense, para a transparência das relações entre os órgãos jurisdicionados e para a utilização correta dos recursos públicos desde sua criação na década de 1950.

Em 2050, a abertura da cápsula será uma das atrações principais da celebração do centenário do TCE-AM, enaltecendo o papel histórico da Corte de Contas como guardiã da eficiência e do controle dos gastos públicos.

Leia também outras matérias

Movimentos Conservadores do Amazonas realizam Congresso com a presença de Figuras Polêmicas

Redação Zero Hora AM

Corpo de Bombeiros lança Operação Inverno Amazônico com cerca de 400 militares

Redação Zero Hora AM

Amazonas Energia está novamente proibida de instalar medidores aéreos em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....