6 de abril de 2025 | 13:48

TCE-AM discutirá hiperatividade e TDAH, na sexta-feira (21)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizará na sexta-feira (21-jul) uma roda de conversa sobre transtornos de aprendizagem.

Promovido no auditório da Corte de Contas, a partir das 9h, o evento terá como tema “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH pelos olhos da sociedade”.

Para abordar as características e incidência de transtornos neurológicos, assim como os estigmas dessas condições, a ação visa analisar o ponto de vista histórico desses distúrbios, tirar dúvidas sobre a sua existência, além de falar sobre a medicação e estudos relacionados a hiperatividade e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Com o apoio da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), a Diretoria de Saúde (Disau) do TCE-AM apresenta ao público palestrantes especialistas em saúde mental e métodos de aprendizagem.

Contando com profissionais de diversas áreas da neurobiologia participam da roda de conversa a psiquiatra infantil Valéria Cerqueira, a psicóloga Julyane Garcez Ferreira, a neuropsicopedagoga Jessica Natasha Aires Marinho e a neurologista Monique Vitoriano Carneiro.

As inscrições continuam abertas no site da ECP pelo endereço virtual ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Participantes que se inscreverem poderão receber certificado com carga horária de 2 horas.

Hiperatividade x TDAH

Consideradas condições que afetam o processo de aprendizagem de alguma forma, os transtornos de aprendizagem como a hiperatividade e TDAH podem ser facilmente confundidos pela semelhança dos sintomas, porém é necessário compreender a diferença entre cada uma delas.

A hiperatividade é caracterizada por um estado de energia excessiva, podendo ser dividida em duas categorias: hiperatividade motora ou hiperatividade cerebral.

Já o TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, além do comportamento hiperativo.

 

Leia também outras matérias

Homem é visto empurrando criança na entrada do CMPM V

Redação Zero Hora AM

Deputado Dermilson Chagas grava vídeo e prova que está bem de saúde

Redação Zero Hora AM

Desvio de sobras do Fundeb terá pena de até 12 anos de prisão, garante projeto de dep. Pablo

Redação Zero Hora AM
Carregando....