O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) renovaram por mais 12 meses a parceria para realização do programa semanal ‘Falando de Contas’, transmitido pela programação da Rádio Câmara Manaus.
A renovação acontece após assinatura de termo de cooperação técnica entre os presidentes dos dois órgãos, o conselheiro Érico Desterro e o vereador Caio André, realizada na tarde desta quinta-feira (19-out), na sede da Corte de Contas amazonense.
Idealizada em 2019, ainda na gestão da conselheira Yara Lins dos Santos, a parceria permite a realização do programa ao vivo, todas às sextas-feiras, das 11h às 12h, na grade da Rádio Câmara Manaus, FM 105,5, do Falando de Contas.
O programa leva aos ouvintes as principais novidades da Corte de Contas amazonense, entre elas decisões do Tribunal Pleno, cautelares, recursos, notificações, além da realização de entrevistas com servidores do TCE-AM sobre programas, congressos e demais atividades da Corte.
Ao assinar a parceria, o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, destacou o fato de que a parceria já vem dando frutos há alguns anos, o que embasa a necessidade de continuidade da cooperação entre os dois órgãos.
“Essa é uma parceria já de longa data que vem dando bastante certo. Os ouvintes da Rádio Câmara Manaus que sintonizam às sextas-feiras podem se inteirar das principais decisões proferidas no Tribunal, portanto é uma ferramenta de transparência bastante eficaz e deve ser preservada e aperfeiçoada”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.
O presidente da CMM, vereador Caio André, comentou sobre o conhecimento do funcionamento de ambos os órgãos por meio do programa na rádio.
“Ajuda diretamente a população a ter um maior conhecimento do funcionamento do Tribunal, além de ser também um meio de comunicação para os próprios gestores que lidam diretamente com esse órgão importante e cuidador das contas do Estado”, disse.
Segundo o jornalista Elvis Chaves, responsável pela Comunicação do TCE, o programa proporcionado pela parceria com a CMM funciona como mais um braço da transparência da Corte de Contas.
“A ideia é aproximar ainda mais a sociedade do TCE, e hoje podemos ver excelentes resultados nisso, com as informações do Tribunal alcançando cada vez mais cidadãos que passam a entender a missão do Tribunal e pode, inclusive, cobrar nossas atividades por meio de outros canais de comunicação e denúncia, entre elas a Ouvidoria, que nós apresentamos e divulgamos por meio do programa”, completou Elvis Chaves.