25.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 12:15

TCE-AM e CSC do Governo do AM firmam acordo para compartilhamento de dados do E-Compras

Para otimizar o trabalho de fiscalização do controle externo, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) firmou um acordo de cooperação técnica com o Centro de Serviços Compartilhados do Governo do Estado (CSC-AM).

Na manhã desta quarta-feira (16-ago), o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, recebeu o presidente do CSC-AM, Walter Siqueira Brito, para formalizar a assinatura do acordo.

Também participaram da reunião para assinatura os secretários de Administração da Corte de Contas, Harleson Arueira; de Controle Externo, Jorge Lobo, e de Tecnologia da Informação, Sheila Nóbrega.

A cooperação firmada entre os órgãos estaduais tem como principal finalidade o aprimoramento da gestão administrativa dos órgãos jurisdicionados, por meio do acompanhamento mais eficaz dos processos licitatórios e das execuções contratuais.

Isso será realizado por meio do compartilhamento de informações e sistemas relacionados aos processos de Compras Governamentais do Governo do Estado do Amazonas.

“Esse acordo será muito importante, pois, nos facilita, torna mais rápido o nosso trabalho com o acesso direto à base de dados, evita, por exemplo, a necessidade de solicitar informações por ofícios, memorando, trazendo mais celeridade”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Além de contribuir com maior celeridade à análise das contratações estaduais, de acordo com o presidente da Corte de Contas, o termo de cooperação firmado também possibilitará uma atuação preventiva do Tribunal em possíveis irregularidades nos contratos firmados pelo Governo.

Com o acordo, poderemos intervir em contratações com alguma irregularidade com antecedência, evitando possíveis prejuízos à administração”, completou o conselheiro-presidente.

Acompanhamento de licitações

O compartilhamento de informações e sistemas proposto com o acordo possibilitarão uma rotina de acompanhamento concomitante das licitações e das execuções contratuais.

Com isso, os órgãos técnicos da Corte de Contas poderão atuar durante obras, compras, e outros contratos firmados pelo Estado, no objetivo de prevenir possíveis irregularidades posteriores e melhorando a transparência, eficácia e o controle das atividades administrativas públicas.

“É um grande passo para o aperfeiçoamento do controle concomitante. Esse termo servirá como um instrumento de acesso a dados simultâneos das licitações que estão sendo processadas e dos contratos celebrados com empresas privadas. Isso vai nos permitir fazer um acompanhamento mais próximo desses procedimentos que são objetos de controle”, afirmou o diretor de Licitações e Contratos da Corte, Thiago Correa Bezerra.

Intercâmbio de conhecimento

Outra premissa do acordo é o cumprimento das instituições em estabelecer mecanismos de intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas.

Além disso, o TCE-AM e o CSC-AM irão fornecer apoio técnico mútuo para garantir o correto uso dos sistemas e-Compras e Sistema de Gestão de Contratos (SGC).

“Estamos muito felizes com essa cooperação do TCE. Prezamos pela transparência, e esse acordo é muito bom, porque com o acesso aos dados, o Tribunal pode fazer um trabalho preventivo em todos os órgãos do Governo”, destacou o presidente do CSC-AM, Walter Siqueira Brito.

Leia também outras matérias

José Melo volta a receber pensão de R$ 34 mil, após decisão de juízes

Redação Zero Hora AM

“Expo Indústria Internacional” contará com patrocínio de empresas nacionais para promover negócios em Manaus

Redação Zero Hora AM

Relatório favorável ao asfaltamento da BR 319 é divulgado

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo