31.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025 | 17:36

TCE-AM e Secretaria da Pessoa com Deficiência reforçam parceria pela inclusão no AM

Membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão Social (CPAI) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizaram, na manhã de quinta-feira (18-set), uma visita institucional à Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPcD).

O encontro marcou o fortalecimento da parceria entre as duas instituições em prol da acessibilidade e da inclusão social no estado.

A comitiva do TCE-AM foi composta pela procuradora de contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, presidente da Comissão (CPAI), pelo auditor técnico de controle externo Kleilson Frota Sales Mota, coordenador da comissão, e pela servidora Cilene Ribeiro Abud, membra da CPAI. A visita foi autorizada pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Na sede da SEPcD, a equipe do Tribunal foi recebida pela secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Selma Banes, pelo secretário executivo adjunto, Émer Gomes, e pela chefe da Assessoria Jurídica da pasta, Isabelle Medeiros.

Na reunião, foram discutidos temas como a campanha Setembro Verde, projetos de fornecimento de cadeiras de rodas e de banho, a emissão de documentos como o Passe Livre e a Carteira PCD, além de iniciativas para adaptação de residências e ampliação da comunicação em Libras.

Ano da Pessoa com Deficiência

Na ocasião, a procuradora de contas Fernanda Mendonça lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) instituiu 2025 como o Ano da Pessoa com Deficiência no Controle Externo. Ela ressaltou a importância de dar protagonismo às próprias pessoas com deficiência e destacou o papel pedagógico das instituições de controle.

“Não queremos apenas punir, mas interagir e trabalhar em parceria para que a sociedade receba o melhor apoio possível na luta da pessoa com deficiência. Nosso trabalho é somar esforços para garantir direitos, reduzir barreiras e ampliar oportunidades”, afirmou Fernanda.

União de esforços

A secretária Selma Banes destacou que a presença do Tribunal fortalece as ações já em andamento na pasta, que atualmente atende cerca de 300 pessoas por dia.

“O trabalho em conjunto com o Tribunal de Contas só vem a agregar e a fortalecer a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Quem ganha com isso é a população que está lá na ponta, que precisa dessa unidade entre todos os atores do Estado”, disse a secretária.

Com a criação recente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão Social no TCE-AM, a expectativa é que novas iniciativas conjuntas com a SEPcD possam potencializar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no Amazonas.

Leia também outras matérias

Prefeitura de Manaus inicia obras de mais um conjunto habitacional na zona oeste

Hugo Bronzere

VÍDEO – Alunos da Nilton Lins em pânico após notícia de tiros na universidade, nesta sexta-feira

Redação Zero Hora AM

Corrida eleitoral: nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

Redação Zero Hora AM
Carregando....