28.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 04:29

Prefeituras e governo são alertados pelo TCE-AM para investimentos na Primeira Infância

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), emitiu uma série de alertas direcionados aos gestores do estado e dos 62 municípios amazonenses.

Os alertas têm como foco a necessidade de investimento e atenção às políticas voltadas para a Primeira Infância, período que compreende desde a gestação até os seis anos de idade.

Os alertas foram elaborados pelo Departamento de Auditoria Operacional (Deaop) do TCE-AM, órgão técnico do Controle Externo, e podem ser acessados em doe.tce.am.gov.br, na edição de terça-feira (26-set).

Eentre as ações apontadas nos alertas, foi destacada a importância da implementação de políticas públicas que atendam às especificidades da primeira infância, em conformidade com a Lei Federal nº 13.257/2016.

A preocupação é de que os gestores cumpram com o dever de estabelecer políticas que garantam o desenvolvimento integral das crianças na faixa etária, conforme previsto em lei.

Ao Governo do Estado, o TCE-AM recomendou que se crie um Comitê Intersetorial de políticas públicas para a Primeira Infância, visando a articulação de ações, além de que preveja recursos na Lei Orçamentária Anual destinados especificamente à área, e que auxilie os municípios na elaboração de Planos.

Também foi alertado ao governo que contemple programas e ações voltados à Primeira Infância no Plano Plurianual 2024-2027, sendo criados códigos orçamentários para viabilizar a execução das ações planejadas.

Alerta aos municípios

Aos municípios, foi chamada atenção para a elaboração de Planos Municipais que atendam aos direitos e necessidades das crianças da faixa etária.

Para isso, é necessária a previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual, e a instituição de comitês municipais voltados à discussão e implementação das políticas públicas.

Os 62 gestores municipais do Amazonas também devem incluir a Primeira Infância nos Planos Plurianuais, com as mesmas preocupações e planejamentos financeiros orientados ao Governo Estadual.

Seminário pela Primeira Infância

Preocupada com a realidade da temática no Amazonas, a Corte de Contas realiza, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), o seminário ‘Compromisso pela Primeira Infância’.

O evento contará com a presença de especialistas das mais variadas áreas da Primeira Infância, que discutirão desde a lei até as ações de implementação.

Dividida em mesas de discussões durante os dois dias de evento, a programação dará enfoque a diferentes temáticas relacionadas à Primeira Infância, como os desafios e iniciativas de atenção à Primeira Infância no Amazonas, ações intersetoriais, a parentalidade e a relação com a formação de vínculos para a redução da violência, os impactos na infância do manejo sustentável da água e do saneamento, e a priorização e inclusão das crianças nos orçamentos.

Leia também outras matérias

Governo do Amazonas garante no STF votação favorável ao uso de créditos de ICMS da ZFM

Redação Zero Hora AM

MC Pipokinha faz live e mostra os seios para provar que não tem silicone

Redação Zero Hora AM

Chico Xavier: após 20 anos da morte do médium, relembre alguns ensinamentos e mistérios

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo