18 de novembro de 2025 | 15:23

TCE-AM julga irregular a prestação de contas de convênio da Prefeitura de Pauini e aplica multa ao ex-prefeito

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) julgou irregular a prestação de contas do Termo de Convênio nº 003/2021, firmado entre o Subcomando de Ações de Defesa Civil (SUBCOMANDEC) e a Prefeitura de Pauini, e aplicou multa de R$ 13.654,39 ao ex-prefeito Raimundo Renato Rodrigues Afonso.

A decisão foi proferida pelo Tribunal Pleno, na sessão desta terça-feira (18-nov), conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, com voto do auditor-relator Alípio Reis Firmo Filho.

O convênio, no valor de R$ 506.724,70, tinha como objetivo atender 1.465 famílias afetadas por desastres naturais ocorridos em 2021.

Irregularidades

Apesar disso, diversas falhas graves foram identificadas na execução e comprovação dos gastos por parte do município.

Segundo o voto, quatro impropriedades foram decisivas para o julgamento pela irregularidade: prestação de contas entregue fora do prazo, nota fiscal não localizada e que deveria comprovar parte dos gastos, ausência de lista dos beneficiários de kits de higiene, gás e cestas básicas, com documentos duplicados, sem assinatura, ilegíveis ou sem CPF, impossibilitando comprovar a destinação dos itens, além da falta de cronograma de execução, impedindo o controle e o acompanhamento das ações financiadas.

Sem defesa

Diante da ausência de defesa apresentada pelo então prefeito, o Tribunal o declarou revel, conforme previsão legal.

O processo também analisou a atuação do SUBCOMANDEC, responsável pela concessão dos recursos.

Apesar de apontar atrasos e inconsistências iniciais na instauração da Tomada de Contas Especial, o órgão apresentou documentação e justificativas que, segundo o relator, sanaram as impropriedades, não resultando em penalidades.

O ex-prefeito de Pauini tem 30 dias para pagar ou recorrer da multa aplicada.

A medida reforça a atuação do TCE-AM no controle das transferências voluntárias e no acompanhamento da correta aplicação dos recursos destinados à assistência às famílias atingidas por eventos climáticos extremos no Amazonas.

Leia também outras matérias

Agora tem Especialistas: estados e municípios podem aderir ao programa

Redação Zero Hora AM

Pais são presos no Amazonas por deixar filho preso na casinha do cachorro

Redação Zero Hora AM

Defesa Civil Alerta emite mensagem de teste para 11 cidades

Redação Zero Hora AM
Carregando....