32.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 15:13

TCE-AM nega recurso e mantém desaprovação das contas do ex-prefeito de Humaitá

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) negou recurso ao então prefeito de Humaitá em 2020, Herivâneo Vieira de Oliveira, e manteve a recomendação pela desaprovação das contas anuais do ex-gestor municipal.

Herivâneo Vieira de Oliveira apresentou recurso de reconsideração contra a decisão anterior do TCE-AM, que recomendava à Câmara Municipal de Humaitá que desaprovasse as contas do gestor referente ao exercício de 2020.

O recurso foi analisado pela Diretoria de Controle Externo de Recursos e Revisões (Direc) do Tribunal e pelo Ministério Público de Contas, que recomendaram a manutenção da desaprovação.

O relator do processo, auditor Alber Furtado de Oliveira Júnior, destacou que os argumentos apresentados pelo recorrente não trouxeram novos fatos ou provas que justificassem a alteração da decisão inicial.

“Sem fatos novos”

Segundo o relator, as alegações do ex-prefeito não abordaram adequadamente as impropriedades apontadas no parecer anterior.

“Constato que os argumentos apresentados no recurso não adentram no mérito das impropriedades apontadas na fundamentação do decisório original. Portanto, o responsável não apresentou novos fatos ou provas que poderiam alterar o teor do decisório“, afirmou o auditor em seu voto.

Seguindo a orientação do órgão técnico e do Ministério Público de Contas, o Tribunal Pleno decidiu negar provimento ao recurso de reconsideração.

Com isso, a recomendação de desaprovar as contas de Herivâneo Vieira de Oliveira permanece, reforçando a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão pública.

Leia também outras matérias

Apesar de fortes chuvas no Norte, produção da Vale se mantém

Redação Zero Hora AM

Recursos da merenda escolar terão novas regras que beneficiarão escolas do AM, garante projeto de Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Conselheiros do TCE-AM prestigiam posse da corregedora Silvia Tuma na presidência do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais

Hugo Bronzere
Carregando....