27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 00:01

TCE-AM participa de Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais, onde apresenta sistema inédito de integridade

Compartilhando experiências nas ações implementadas, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apresentou três projetos no 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), realizado nos últimos dias 21 e 22, em Cuiabá.

No evento, a Corte amazonense detalhou aos gestores o Sistema de Integridade implementado de forma inédita entre os Tribunais.

Na edição do LabTCs, os técnicos do TCE-AM também puderam apresentar projetos importantes realizados no âmbito do Amazonas, como o premiado Ouvidoria Estudantil, e auditorias operacional e ambiental.

“Esse tipo de encontro com diversos gestores e técnicos dos Tribunais de Contas é sempre um momento ímpar para nossa qualificação e avanço na administração”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

“Dessa vez é ainda mais especial, pois não estamos apenas ouvindo, mas também compartilhando três casos de sucesso do TCE Amazonas”, acrescentou.

Participando do evento, o presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Cezar Miola, destacou a necessidade de uma integração entre as Cortes para proporcionar maior desenvolvimento de cada gestão.

“Exercemos uma relação de controle porque é inerente à nossa missão constitucional, mas também de profundo diálogo e construção de ações efetivas em prol da melhoria da gestão e da governança”, destacou o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola.

Sistema inédito de integridade

Durante a edição do LabTCs, a Diretoria de Controle Interno (Dicoi) do TCE-AM apresentou o Sistema de Integridade da Corte de Contas Amazonense.

O programa, implementado de forma inédita entre os Tribunais de Contas do País, se tornou referência para uma gestão pública eficaz e transparente.

A oficina foi ministrada pelo servidor da Dicoi, Marcos Malcher, que apresentou os principais aspectos do sistema de integridade adotado no TCE-AM.

A conclusão do processo de implementação do Programa de Integridade na Corte aconteceu no último dia 15 de junho, em seminário com apresentação dos resultados.

Ouvidoria Estudantil e Controle Ambiental

Outros projetos de sucesso da Corte de Contas também foram compartilhados durante o LabTCs. Na área do meio ambiente, o diretor de Controle Externo Ambiental (Dicamb), Sérgio Meleiro, apresentou as auditorias operacional e ambiental em sistemas públicos de abastecimento de água.

Já o Ouvidoria Estudantil foi apresentado pelos servidores Matheus Aguiar e Bruno Oliveira.
Idealizado em 2019 pelo TCE-AM, o projeto busca fortalecer o controle social e promover a participação infantil com a implementação de ouvidorias dentro das escolas municipais de Manaus.

Leia também outras matérias

Tremor de terra atinge interior do AM, com magnitude de 4.8

Redação Zero Hora AM

Prefeito David Almeida forma 230 candidatos aprovados no curso de formação da Guarda Municipal

Redação Zero Hora AM

Amom diz que prioridades de sua gestão como prefeito serão os investimentos na Educação, Saúde e Segurança de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo