Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Tribunal de Contas do Amazonas realizou hoje (18-set) um evento com foco na conscientização sobre a prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.
Organizado pela Diretoria de Saúde (Disau), o encontro aconteceu no auditório da Corte de Contas, e contou com a presença de servidores, terceirizados, estagiários, jovens aprendizes e membros da sociedade civil.
O evento, que recebeu o apoio da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, teve como objetivo alertar sobre a importância da saúde mental e incentivar a busca por ajuda em momentos de vulnerabilidade emocional.
Na abertura, o diretor da Disau, João Marcos Bemfica, destacou o papel da educação continuada no bem-estar dos servidores do TCE-AM.
“Esse evento faz parte da educação continuada, de bem-estar e saúde ao servidor do Tribunal de Contas. O Setembro Amarelo é relacionado à prevenção do suicídio e nos lembra do quão importante é o cuidado, o cuidar de si para que possamos estar sempre junto de nossa família e nossos entes queridos”, destacou.
A programação contou com palestras de profissionais especializados na área de saúde mental. A palestra, intitulada “Se precisar, peça ajuda”, fez parte de um conjunto de ações promovidas pela Disau ao longo do mês.
A médica psiquiatra Lóren Rodrigues Cavalcante abordou temas relacionados à prevenção do suicídio, enfatizando a necessidade de celebrar a vida.
Em seguida, o odontólogo Ricardo Augusto da Fonseca Nogueira falou sobre a relação entre ansiedade e bruxismo, destacando como questões emocionais podem impactar a saúde física.
A psicóloga Cyrlane Santiago, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, conduziu uma dinâmica psicoeducativa, reforçando a importância do autocuidado e do apoio entre os colegas de trabalho.
O evento também proporcionou momentos de interação e descontração, com sorteio de brindes disponibilizados pelo TCE-AM em parceria com a Provisa Gestão de Saúde, além de entrega de certificados aos palestrantes.
Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, sendo o dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).