14 de janeiro de 2026 | 23:15

TCE-AM recebe treinamento sobre meta da ONU para ampliar liderança feminina no setor público

Servidoras do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) receberam, na quarta-feira (22-mai), um treinamento avaliativo da implantação do ODS 5 voltado à igualdade de gênero na ocupação de cargos públicos em diferentes níveis.

A questão central abordada foi a ocupação de cargos de liderança por mulheres no setor público.

O ODS 5 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das metas globais que devem guiar políticas públicas e ações nos países até 2030.

Seguindo diretriz pedagógica da gestão da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, o treinamento foi realizado na Escola de Contas Públicas do TCE-AM em parceria com a Rede Integrar, formada por representantes dos tribunais de contas do Brasil, Instituto Rui Barbosa e Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

A professora Lúcia Guimarães, auditora aposentada do TCU (Tribunal de Contas da União), foi quem coordenou as atividades do grupo de auditoras.

De acordo com a auditora Ana Cláudia Cirino, a “Auditoria Operacional para a avaliação da ODS 5” é uma das 20 ações escolhidas pelo TCE-AM do Plano Anual de Trabalho da Rede Integrar 2024, que contém as ações para aperfeiçoamento do controle externo.

As auditoras do TCE/AM identificaram que devido a ausência de políticas públicas específicas, a indicação de mulheres para cargos de liderança poderá não ocorrer de forma contínua, formal e baseada no mérito.

Leia também outras matérias

Facção criminosa faz queima de fogos em todos os bairros de Manaus

Redação Zero Hora AM

Vídeo: por pouco homens não são esmagados por carreta em avenida de Manaus

Redação Zero Hora AM

Porto fechado prejudicará temporada de cruzeiros em Parintins, alerta Tony Medeiros

Redação Zero Hora AM
Carregando....