26.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 04:20

Transparência: TCE-AM reconhece defensores da boa governança pública

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou hoje (21-ago) um evento sobre transparência e controle social na gestão pública.

O evento foi marcado por uma palestra do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva, e pela entrega do Colar do Mérito de Contas a onze personalidades que se destacaram no fortalecimento da administração pública.

Ao dar início à solenidade, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou a importância de reconhecer os bons exemplos como inspiração para a sociedade.

“A outorga da Medalha do Mérito de Contas é mais do que uma homenagem; é um compromisso contínuo com a transparência e a responsabilidade na administração pública“, afirmou Lins, destacando que os agraciados servem de inspiração para a sociedade.

Na sequência, o conselheiro Edilson Silva proferiu uma palestra em que enfatizou a necessidade de clareza nas ações governamentais, especialmente em períodos eleitorais.

Abordando o tema “A importância da Transparência e Controle Social na Gestão Pública”, Silva ressaltou que o desconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos pode resultar em uma alienação perigosa. “Quando não conhecemos nossos direitos, estamos sujeitos a um apagão do mundo”, afirmou.

Silva, que já residiu em Manaus, expressou seu orgulho em retornar à cidade para receber a honraria, e reiterou seu compromisso com o aprimoramento do sistema de controle externo no Brasil.

“Receber esta honraria é uma responsabilidade que reforça meu compromisso de continuar lutando por um controle externo mais eficaz”, disse.

Personalidades homenageadas

Após a palestra, teve início a entrega do Colar do Mérito de Contas, a mais alta distinção concedida pelo TCE-AM.

A comenda foi entregue a autoridades que têm se destacado por sua contribuição à governança, transparência e eficiência na administração pública.

Entre os homenageados, o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, ressaltou a parceria com o TCE-AM e reconheceu a importância do tribunal como referência para os demais tribunais de contas do país.

“Ser agraciado por uma instituição tão relevante é um grande estímulo que recebo com muita alegria e responsabilidade”, afirmou.

Lista dos agraciados:

  1. Edilson de Sousa Silva – Presidente da Atricon
  2. Edilberto Carlos Pontes Lima – Presidente do Instituto Rui Barbosa
  3. Maria das Graças Pessôa Figueiredo – Desembargadora do TJAM
  4. Airton Luís Corrêa Gentil – Desembargador, representado pela filha, Aniik Jacob Gentil
  5. Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro – Desembargador do TJAM
  6. Délcio Luís Santos – Desembargador do TJAM
  7. Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho – Desembargadora do TJAM, representada pela nora, Carolina Heinrichs Marinho
  8. Mirza Telma de Oliveira Cunha – Desembargadora do TJAM
  9. Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, representada por Guilherme Henrique Benek Vieira – Desembargadora do TJAM
  10. Phelippe Daou Júnior – CEO da Rede Amazônica, representado pela irmã, Claudia Daou Paixão
  11. Dissica Calderaro – Vice-presidente do Grupo Rede Calderaro de Comunicação

Leia também outras matérias

Servidores públicos do AM tiveram perda do poder de compra no governo de Wilson Lima, denuncia deputado

Redação Zero Hora AM

Amom recebe nota máxima em ranking que avalia deputados federais de todo Brasil

Hugo Bronzere

TCE-AM sediará Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas (ENAOP) em 2025

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo