31.3 C
Manaus
28 de abril de 2024 | 11:45

TCE-AM suspende contratação feita pela Prefeitura de Manaus para desobstrução e dragagem de igarapés

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) suspendeu hoje (08-jan) a contratação feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) avaliada em R$119,1 milhões.

A contratação realizada pelo órgão da Prefeitura de Manaus foi realizada por meio de dispensa de licitação.

A decisão, assinada pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, foi publicada, na íntegra, no Diário Oficial do TCE-AM, e pode ser acessado em doe.tce.am.gov.br.

De acordo o relatório apresentado, a dispensa de licitação para contratação da empresa Construtora Pomar LTDA teria por objetivo a realização de serviços para desobstrução do leito e dragagem nos igarapés do São Raimundo, Educandos e Tarumã.

No entanto, a contratação ocorreu no dia 29 de dezembro, momento em que a estiagem severa dos rios, que motivou a ação, já não causava os mesmos prejuízos à população.

“Período errado para dragagem”

Na representação foi apontado que essa dragagem do leito dos igarapés seria impraticável durante o processo atual de cheia, e que o ato deveria ter sido adotado nos piores meses de setembro e outubro, pior período da estiagem.

A medida cautelar foi fundamentada na constatação de que a situação de emergência que motivou a dispensa de licitação não mais se justifica, uma vez que o decreto que a respaldou é de setembro de 2023.

O relatório destaca a presença do risco de possível dano irreparável ou de difícil reparação à administração pública.

Na decisão, a relatora em exercício, conselheira Yara Amazônia Lins, suspendeu a contratação e deu o prazo de 15 dias para que o secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Frota Magalhães, se manifeste a respeito do caso apontado.

Leia também outras matérias

Mãe cruel abandona bebê com cordão umbilical em beco cheio de lixo, no Alvorada

Redação Zero Hora AM

Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção tem participação do TCE-AM

Hugo Bronzere

‘A sociedade perdeu força’, diz deputado Dermilson Chagas sobre a diminuição de parlamentares de oposição na Aleam

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo