14 de janeiro de 2026 | 15:21

TCE-AM terá seminário internacional sobre direitos fundamentais

Para debater temas centrais relacionados à democracia, ao acesso à justiça e à proteção dos direitos fundamentais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza, no dia 6 de fevereiro de 2026, o Seminário Internacional “Novas Perspectivas dos Direitos Fundamentais”.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais e será realizado presencialmente, das 8h30 às 12h30, nas dependências da Corte de Contas.

A iniciativa é promovida em conjunto pela Presidência e Ouvidoria da Corte de Contas amazonense, em parceria com a Escola de Direito da ALFA Educação (UNIALFA/FADISP).

Quem pode se inscrever

Com carga horária de cinco horas/aula, o seminário é voltado a servidores e jurisdicionados do Tribunal, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins, além do público em geral.

A programação contará com docentes de reconhecido prestígio internacional, entre eles Francesco Viganò, juiz da Corte Constitucional Italiana; Sabrina Ragone, da Universidade de Bologna, na Itália; Lorenzo Mateo Bujosa Vadell, da Universidade de Salamanca, na Espanha; e Henrique Garbellini Carnio, professor da PUC-SP, Mackenzie e FADISP.

A coordenação acadêmica do seminário ficará a cargo dos professores Dr. Thiago Matsushita e Dr. Lauro Ishikawa.

“Portas abertas para o debate acadêmico”

A conselheira-presidente do Tribunal, Yara Amazônia Lins, destacou a importância do evento para a qualificação institucional e para a promoção da cidadania.

“Ao abrir suas portas para o debate acadêmico e institucional, o TCE-AM reafirma seu compromisso com a formação continuada, a transparência e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, ressaltou.

Para o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Mario de Mello, a iniciativa reforça o papel da Ouvidoria como espaço de escuta e diálogo com a sociedade.

“O seminário cria um ambiente propício para a reflexão e o intercâmbio de ideias sobre os desafios contemporâneos dos direitos fundamentais, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas”, afirmou.

Assuntos discutidos no seminário

No seminário, serão abordados temas como direitos fundamentais em perspectiva comparada, novos instrumentos de proteção, Estado Democrático de Direito e acesso à justiça, além de participação popular e proteção aos grupos vulneráveis.

O encontro tem como objetivo ampliar o debate sobre a defesa dos direitos fundamentais, destacando o papel das instituições democráticas por meio de palestras expositivas e dialogadas, com foco na troca de experiências e boas práticas em âmbito nacional e internacional.

Leia também outras matérias

Vídeo – Calçada desaba e ‘engole’ idoso que voltava para casa

fabiocosta

Amom Mandel realiza hoje grande comício na zona leste de Manaus

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima recebe de Lula garantia de apoio às famílias afetadas pela estiagem no Amazonas

Redação Zero Hora AM
Carregando....