25.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 03:48

TCE manda suspender pregão realizado pela Prefeitura de Maués

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) mandou suspender o pregão realizado pela Prefeitura de Maués, no interior do Amazonas, por suspeita de irregularidades no processo licitatório. A decisão é do conselheiro Josué Cláudio e tem caráter cautelar.

Segundo o TCE, o pregão previa a contratação de empresa especializada na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, com o objetivo de atender a Secretaria Municipal de Fomento, Produção e Abastecimento (Sepror), de Maués.

De acordo com o conselheiro, foram levadas em consideração questões relacionadas à transparência do processo, apontadas por uma empresa interessada em participar do certame. O relatório mostra que o grupo empresarial alegou ter solicitado, presencialmente, o edital de licitação na sede da Prefeitura. No entanto, a cópia não foi disponibilizada.

Ainda em consulta ao portal da transparência, não foi constatada nenhuma informação acerca do pregão. De acordo com a empresa, a dificuldade para obter o edital poderia indicar um direcionamento da contratação, em virtude da falta de transparência.

Na decisão, o conselheiro disse que levou em consideração os fatos narrados pela empresa e que as falhas no processo licitatório poderiam ocasionar em uma falta de competitividade e vantagem à administração pública.

Cláudio determinou, ainda, que a Prefeitura de Maués e a Comissão Municipal de Licitação atualizem o Portal da Transparência e disponibilizem acesso ao edital físico na sede do órgão, possibilitando o acesso das empresas interessadas em competir.

Leia também outras matérias

Biblioteca do TCE reúne 70 anos de história, com obras valiosas sobre Administração, Direito e Contabilidade

Hugo Bronzere

Vereador Jander Lobato é o que mais fez Indicações de demandas para resolver problemas da população

Redação Zero Hora AM

Sine Amazonas oferece 125 vagas de emprego nesta segunda

Redação Zero Hora AM
Carregando....