Começa no sábado (23-mar) a temporada mais aguardada pelos amantes da cultura do boi-bumbá em Manaus: os Ensaios dos Bumbás Caprichoso e Garantido, no Sambódromo.
Os eventos têm o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Serão 13 sábados de festa bovina na capital até a chegada do fim de semana do 57º Festival de Parintins. E no fim de semana após o festival, ainda haverá a Festa da Vitória. Nesta primeira edição, os dois bumbás se revezarão no palco do Sambódromo, com direito a apresentação de seus itens oficiais.
Em sorteio, entre representantes do Movimento Marujada (MM) e Movimento Amigos do Garantido (MAG), foi acertado que cada boi terá uma hora de show, num revezamento que começa às 21h, terminando na madrugada do domingo (24-mar), às 3h.
Pelo sorteio, o Garantido se apresenta às 21h, 23h e 1h. O Caprichoso se apresenta às 22h, 0h e 2h.
Garantido no palco
Os levantadores de toadas Leonardo Castelo e Felipe Júnior abrem a noite às 21h, pelo Garantido.
Na segunda parte do bloco Garantido, às 23h, Sebastião Júnior (levantador oficial) e Israel Paulain (apresentador) sobem ao palco, acompanhados da Batucada do Garantido, e devem mostrar o entrosamento premiado dentro da arena do Bumbódromo de Parintins.
É neste segundo momento de show do Garantido que os itens oficiais individuais se apresentarão. Para alegria dos torcedores vermelhos Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé) e Valentina Coimbra (sinhazinha-da-fazenda) estão confirmados. Para completar o elenco, o amo do boi, João Paulo Faria, deve tirar algum verso inusitado, sua marca registrada.
O terceiro momento vermelho e branco da programação termina com David Assayag (levantador oficial), às 2h, que também cantará acompanhado da Batucada.
O Comando Garantido (torcida oficial) e o Garantido Show (grupo de dança oficial) também estarão fechando o cenário das atrações. O boi de pano branco com o coração na testa também vai estar presente com o tripa Batista Silva (boi-bumbá evolução).
Caprichoso no palco
A programação do touro negro da Francesa começa às 22h com força total. Patrick Araújo (levantador oficial) e Edmundo Oran (apresentador) são os primeiros a subir ao palco do Sambódromo com a Marujada de Guerra.
Um início que promete ser apoteótico, porque já vai trazer os itens individuais: Marciele Albuquerque (cunhã poranga), Cleise Simas (rainha do folclore), Marcela Mariavla (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha) e o pajé Erick Beltrão.
O segundo momento, à meia-noite (0h), é a vez de Prince do Boi (amo do boi) dividir o palco com Júnior Paulain, em uma combinação que promete levar momentos de tradição e folclore ao Sambódromo.
A noite termina na madrugada do domingo, às 2h, com Klinger Júnior e Arlindo Neto, dois herdeiros de grandes nomes da família azulada. O boi de pano estará sob o comando do tripa Alexandre Azevedo, que defende o item 10 do Festival (boi-bumbá evolução).
As torcidas oficiais FAB e Raça Azul, Troup Caprichoso e Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus completam o elenco de atrações.
Programação
A temporada de ensaios dos bumbás, no Sambódromo, segue em revezamento, todos os sábados, até a Festa da Vitória, parando apenas no fim de semana do Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.
O calendário também prevê a realização das duas feijoadas, eventos tradicionais dos dois bois. A Feijoada do MAG e a Feijoada do MM acontecem no mesmo dia, 8 de junho.
No dia 9 de junho, o Movimento Marujada realiza o Bar do Boizinho, tradicional evento dedicado ao público infantil.