*Por: Fábio Costa
Redação ZH – Fernando Batista de Melo, de 48 anos, foi preso na madrugada deste sábado (24-jan), conforme confirmou o coronel Vinícius Almeida, Secretário de Segurança Pública do Amazonas. Ele é o principal suspeito de matar seu próprio filho de três anos em um crime que mobilizou as autoridades policiais da capital nos últimos dias.
O secretário anunciou a captura em um breve comunicado, pondo fim à busca que durou mais de 24 horas.
Até agora, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) não informou o local preciso onde o suspeito foi encontrado, nem se houve resistência durante a abordagem.
Uma coletiva de imprensa deve ocorrer ainda hoje para esclarecer as circunstâncias da prisão e o paradeiro do homem enquanto ele estava foragido.
O crime aconteceu na noite de quinta-feira passada (22-jan), em uma kitnet localizada no bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus. De acordo com as apurações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS):
Motivação fútil:
o crime teria sido motivado por uma briga a respeito de pensão alimentícia atrasada.
O ato: o suspeito trancou a criança no banheiro alegando que iria dar banho no filho. Ao estranhar a demora e o silêncio, o avô da criança arrombou a porta e a encontrou sem vida.
Apesar de haver relatos iniciais de esfaqueamento, o laudo pericial divulgado na sexta-feira (23) confirmou que a criança foi vítima de asfixia mecânica.
Na sexta-feira, o patrulhamento foi intensificado com a utilização de drones equipados com sensores térmicos e suporte aéreo em regiões onde o suspeito supostamente foi visto, como nos bairros da zona norte e oeste.
Fernando Batista de Melo foi encaminhado à DEHS para os procedimentos necessários e, em seguida, ficará à disposição da Justiça, podendo ser acusado de homicídio qualificado.
