O Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, na zona sul de Manaus, será reinaugurado amanhã (17-abr) com um sistema de reconhecimento facial dos usuários do transporte coletivo que passarem pelo local.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, o sistema contribuirá para uma maior segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo.
A tecnologia será lançada no Terminal da Cachoeirinha, que foi revitalizado.
“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Estamos acompanhando de perto o funcionamento do sistema e amanhã (segunda-feira) faremos a entrega do T2. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus. Nós vamos utilizar inteligência artificial para dar mais segurança aos nossos usuários”, disse o Prefeito de Manaus, David Almeida.
O novo sistema de monitoramento, segundo a Prefeitura de Manaus, ainda consegue identificar todos os usuários que utilizarem os terminais de ônibus e se estiverem portando armas de fogo.
Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, por exemplo, de uma investigação, em casos de atos de violência, como um assalto.
A mesma tecnologia será utilizada, futuramente, nos ônibus que circulam pela capital.