24.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 05:24

Mais de 50% das prefeituras assinam termo do TCE-AM em compromisso com a 1ª infância

Trinta e três prefeituras do Amazonas assinaram o termo de compromisso pela elaboração do plano municipal da primeira infância.

O documento foi proposto pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), durante o seminário “Compromisso com a Primeira Infância”, realizado nos dias 28 e 29 de setembro.

O montante equivale a 53% do total de municípios do Estado.

O evento, realizado no auditório da Corte de Contas amazonense, teve a participação de servidores públicos, especialistas e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

O treinamento para a elaboração dos Planos Municipais tem previsão de iniciar ainda esse ano.

Quem ainda não assinou o termo de compromisso poderá participar do treinamento caso encaminhe o documento até 10 de novembro de 2023 à Secretaria de Controle Externo (Secex), que receberá os termos, devidamente assinados, antes de dar prosseguimento nas tratativas para iniciar os treinamentos.

Proteção às crianças de zero a seis anos

O Plano Municipal da Primeira Infância é um instrumento de planejamento que visa garantir o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos.

O documento deve ser elaborado com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo a administração pública, a sociedade civil, o setor privado e as famílias.

A assinatura do termo de compromisso é um importante passo para o fortalecimento das políticas públicas de primeira infância no Amazonas.

O documento demonstra o compromisso dos municípios com o desenvolvimento integral das crianças, que são prioridade absoluta na legislação brasileira.

 

Leia também outras matérias

Arthur Virgílio Neto afirma que pretende se candidatar nas eleições de 2026

Redação Zero Hora AM

Advogado Luís Felipe Medina recebe Medalha Ruy Araújo na Aleam, por iniciativa de Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM

Os Desafios da Engenharia e Consultoria no Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....