28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 17:35

Thriller, de Michael Jackson, faz 40 anos e ainda causa arrepios na garotada

Nesta semana, o disco Thriller (1982), de Michael Jackson, completa 40 anos. Quem nasceu na década de 1970 se lembra do sucesso das músicas lançadas por Michael Jackson, com destaque para o lendário vídeo clipe Thriller, com seus zumbis dançarinos.

O álbum se tornou um dos mais vendidos da história, rendeu o recorde de oito Grammys ao cantor e revolucionou a indústria da música.

Além do sucesso de vendas, Thriller foi um marco na luta contra a discriminação racial. Em março de 1983 o videoclipe de “Billie Jean” estreou na MTV, fazendo de Michael o primeiro negro cuja música ganhou espaço na emissora.

Veja algumas curiosidades sobre o lendário disco.

Thriller e os zumbis dançarinos

No final de 1983, inspirado pelo filme Um lobisomem americano em Londres (1981)Jackson convidou o diretorJohn Landis para trabalhar no videoclipe de “Thriller.”

O vídeo se tornou um sucesso estrondoso e transformou a MTV numa potência entre os jovens da época, além de impulsionar o espaço para artistas negros em sua programação. Veja o clipe.

Voz de Michael Jackson em “Billie Jean” foi gravada em tubos de papelão

Com três salas funcionando ao mesmo tempo no estúdio em Los Angeles, o produtor Quincy Jones buscava criar sons “diferenciados” e para isso, usou todas as ferramentas necessárias. Em “Billie Jean”, Jackson gravou alguns de seus vocais em tubos de papelão.

Em “Beat It”, Jones ‘roubou’ Eddie Van Halen para o solo de guitarra. Já em Thriller faixa-título do disco, contou com o mestre do terror Vincent Price, que trouxe os “cães do inferno” para o processo e acrescentou a risada aterrorizadora no começo da faixa.

“The Girl Is Mine” foi o single principal do disco. A faixa é um dueto leve com Paul McCartney, uma das únicas, já que as demais foram gravadas em um ritmo acelerado.

Números recordes

O disco custou cerca de U$750 mil dólares para ser produzido e rendeu no mínimo U$100 milhões para Michael Jackson. Thriller se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos.

Em fevereiro de 2017 o disco atingiu a marca de 33 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e mais de 105 milhões em todo o mundo desde seu lançamento.

Assista ao vídeo clipe de Thriller, que foi remasterizado em 4k, para comemorar os 40 anos do álbum.

 

 

Leia também outras matérias

“Mulher inteligente não vota em mulher”, diz candidato a prefeito; veja quem é o autor da frase

Hugo Bronzere

Instituição Arte Sem Fronteiras é reforço para o boi Caprichoso conquistar o tricampeonato

Hugo Bronzere

Em Tefé, Manacapuru e Manaus, deputado federal Pablo acelera ritmo da campanha rumo à reeleição

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo