Nesta semana, o disco Thriller (1982), de Michael Jackson, completa 40 anos. Quem nasceu na década de 1970 se lembra do sucesso das músicas lançadas por Michael Jackson, com destaque para o lendário vídeo clipe Thriller, com seus zumbis dançarinos.
O álbum se tornou um dos mais vendidos da história, rendeu o recorde de oito Grammys ao cantor e revolucionou a indústria da música.
Além do sucesso de vendas, Thriller foi um marco na luta contra a discriminação racial. Em março de 1983 o videoclipe de “Billie Jean” estreou na MTV, fazendo de Michael o primeiro negro cuja música ganhou espaço na emissora.
Veja algumas curiosidades sobre o lendário disco.
Thriller e os zumbis dançarinos
No final de 1983, inspirado pelo filme Um lobisomem americano em Londres (1981), Jackson convidou o diretorJohn Landis para trabalhar no videoclipe de “Thriller.”
O vídeo se tornou um sucesso estrondoso e transformou a MTV numa potência entre os jovens da época, além de impulsionar o espaço para artistas negros em sua programação. Veja o clipe.
Voz de Michael Jackson em “Billie Jean” foi gravada em tubos de papelão
Com três salas funcionando ao mesmo tempo no estúdio em Los Angeles, o produtor Quincy Jones buscava criar sons “diferenciados” e para isso, usou todas as ferramentas necessárias. Em “Billie Jean”, Jackson gravou alguns de seus vocais em tubos de papelão.
Em “Beat It”, Jones ‘roubou’ Eddie Van Halen para o solo de guitarra. Já em “Thriller“ faixa-título do disco, contou com o mestre do terror Vincent Price, que trouxe os “cães do inferno” para o processo e acrescentou a risada aterrorizadora no começo da faixa.
“The Girl Is Mine” foi o single principal do disco. A faixa é um dueto leve com Paul McCartney, uma das únicas, já que as demais foram gravadas em um ritmo acelerado.
Números recordes
O disco custou cerca de U$750 mil dólares para ser produzido e rendeu no mínimo U$100 milhões para Michael Jackson. Thriller se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos.
Em fevereiro de 2017 o disco atingiu a marca de 33 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e mais de 105 milhões em todo o mundo desde seu lançamento.
Assista ao vídeo clipe de Thriller, que foi remasterizado em 4k, para comemorar os 40 anos do álbum.