29.4 C
Manaus
23 de abril de 2024 | 17:57

TRE-AM autoriza Wilker Barreto a sair do Cidadania sem perder o mandato

Nesta quinta-feira (14-mar), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) autorizou Wilker Barreto (Mobiliza) a deixar o partido Cidadania sem perder seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Wilker se desfiliou  do Cidadania no início do mês e se filiou ao Mobiliza para se lançar como pré-candidato para prefeito de Manaus. 

O parlamentar conseguiu a autorização pois apresentou uma carta de anuência de desfiliação assinada pelo presidente nacional e pelo secretário-geral do Cidadania, além de uma manifestação favorável do presidente do partido à saída.

Vale lembrar que estamos em período de Janela Partidária, prazo em que vereadores e deputados, ao término de mandato vigente, podem trocar de sigla sem perder o cargo.

Contudo, neste ano, apenas os vereadores podem fazer a transição, já que ainda faltam dois anos para os mandatos dos deputados acabarem.

Além da janela partidária, existem duas situações que permitem a mudança de legenda com base em justa causa. São elas:

Desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Portanto, mudanças de partido que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

No caso de Wilker, contudo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) compreendeu que por haver concordância entre as partes sobre a saída de Wilker, o mandato deveria ser mantido. 

Leia também outras matérias

Jovem de 17 anos dirigindo picape, atinge viatura da Rocam e outros 3 carros na Darcy Vargas

Redação Zero Hora AM

Vacina para a Covid começa a ser vendida em clínicas particulares do Brasil

Redação Zero Hora AM

Dia das Mães: vereador Sassá realiza ações comemorativas nas zonas norte e leste de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo