22 de agosto de 2025 | 06:51

UEA inaugura Núcleo de Inclusão e de Educação Bilíngue de Surdos em Tefé

Em uma ação inédita no município, o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA) realizou ontem (19-mar) a cerimônia de inauguração do novo espaço destinado aos Núcleos de Inclusão e de Educação Bilíngue de Surdos (Nicest).

Com apoio da gestão superior, o local servirá como referência no apoio a professores, estudantes, intérpretes, tutores e servidores no processo de inclusão.

As professoras doutoras Monica Araújo e Cecília Lisboa, coordenadoras dos núcleos, destacam a importância do novo espaço na inserção de estudos, no município de Tefé, em políticas brasileiras de inclusão e bem-estar na universidade.

Acompanhamento dos estudantes

O Nicest contará com atendimento especializado, orientação aos docentes, acompanhamento dos discentes com necessidades específicas, além de apoio com tutoria e intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O diretor do Cest, professor Yomarley Holanda, ressaltou a conquista da comunidade acadêmica e o trabalho incansável das coordenadoras e equipe de apoio.

“O novo espaço destinado aos Núcleos de Inclusão e de Educação Bilíngue de Surdos é amplo e acolhedor, inserindo o Cest nas políticas brasileiras de inclusão e, além do atendimento aos estudantes e servidores com necessidades específicas, deve impactar positivamente na avaliação dos cursos”, disse.

Leia também outras matérias

Ator que interpreta o Kiko do Chaves revela câncer e medo de morrer

Hugo Bronzere

Morre motociclista baleado na cabeça após briga de trânsito em Manaus

Redação Zero Hora AM

Mulher paga motorista de Uber com moedas de chocolate em vez de dinheiro

Redação Zero Hora AM
Carregando....